Terça, 26 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Feira de Santana Desvios na Saúde

MPF pede a Justiça Federal compartilhamento de provas em processos contra secretários acusados de desvios na saúde em Feira

Feira de Santana

26/08/2025 16h59 Atualizada há 3 horas
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Divulgação
Divulgação

Fonte: Bahia na Política

O Ministério Público Federal (MPF) protocolou junto à Justiça Federal em Feira de Santana o pedido para compartilhamento e encaminhamento das provas obtidas no procedimento investigatório contra Marcelo Moncorvo Britto (ex-secretário de Saúde) e Denilton Pereira de Brito (ex-secretário de Governo), ambos da gestão do ex-prefeito Colbert Martins Filho (MDB), acusados de graves irregularidades na contratação da UPA de Queimadinha. No documento, o MPF alega que o compartilhamento é essencial para garantir a “otimização, racionalidade e eficiência da prestação jurisdicional”, sem prejuízo ao contraditório e à ampla defesa previstos constitucionalmente. (Foto ilustração: Marcelo Britto e Denilton Pereira)

A denúncia, aceita pela Justiça, descreve que Marcelo e Denilton teriam simulado um contrato de consultoria com a empresa GSM – Gestão de Serviços Médicos Ltda, de propriedade de Marcelo, no valor de R$ 44 mil mensais, sem prestação efetiva de serviços, desviando cerca de R$ 200 mil para aplicações financeiras ou repasses a terceiros . A Polícia Federal aponta que Denilton autorizou a contratação fictícia e que os recursos foram desviados em benefício dos envolvidos, incluindo ainda o diretor da UPA, João Carlos de Oliveira .

Desde o início das investigações, ambos foram afastados dos cargos por determinação judicial em 2022. Somente Denilton Brito retornou à gestão, permanecendo próximo ao ex-prefeito Colbert Martins. Marcelo Britto, por sua vez, apresentou ao MPF um pedido de Acordo de Não Perseguição Penal (ANPP), que aguarda análise e propõe o fim do processo caso sejam cumpridas condições como a devolução de valores e serviços prestados à comunidade.

Relembre: Ex-secretário aciona a Prefeitura de Feira na Justiça

Justiça Federal acata denúncia e torna réu secretário do governo Colbert Martins em esquema de desvios na saúde

Após ser afastado pela justiça Denilton Brito volta a comandar secretaria

Prefeito de Feira exonera secretário investigado pela PF

Os absurdos que só acontecem em Feira de Santana

Já vão tarde

Ex-secretário de saúde de Feira tenta acordo com a justiça

Por que manter um réu em cargo de extrema confiança?

Colbert decide manter Denilton Brito no governo após secretário se tornar réu em ação que investiga desvios na Saúde

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.