Esta pode ser a pergunta comparada àquela de um programa de televisão brasileiro das tardes de domingo: "quem quer ser um milionário?" A diferença aqui é, quem acertar, não vai levar um milhão, pois este que vos escreve e que está questionando, o faz tão somente por curiosidade, por querer saber o que leva o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB), a manter no cargo de secretário de Desenvolvimento Social do município, o senhor Denilton Brito, mesmo tendo este sido tornado réu pela Justiça?
A Princesa do Sertão acompanha estarrecida os desdobramentos da Operação No Service que aponta desvios de verbas publicas na Secretaria Municipal de Saúde deste município. Segundo as investigações, há envolvimento nestes desvios do titular da pasta na época, o médico Marcelo Moncorvo de Britto e a cumplicidade do secretário Denilton Brito.
Na última quarta-feira (20), a Justiça acatou denúncia do Ministério Público e tornou os Britos réus no âmbito do processo em questão. Com a decisão da Justiça Federal, era esperado, nos bastidores políticos e jurídicos, o afastamento de Denilton da administração do governo Colbert, no mínimo, "a pedido". Porém, a decisão do prefeito de manter Denilton no cargo tem gerado reações diversas no próprio grupo, que já anda estremecido. Muitos são os questionamentos sobre a permanência de Brito.
Alega o prefeito Colbert que vai "seguir o rito da Justiça, onde todo réu tem direito a ampla defesa. E até que prove o contrário, todos são inocentes". Não se está aqui condenando antecipadamente o senhor Denilton Brito. Longe disso. No entanto, salvo melhor juízo, até para o bom andamento das apurações e o devido processo legal, além da transparência no governo municipal, seria bom o prefeito manter afastado o réu até que fosse concluso o referido processo.
Com a decisão do chefe do Executivo feirense em manter Brito no cargo, ao que parece, faz jus o que dizem nos bastidores da política municipal. Ou seja, que "Brito é o homem forte no governo Colbert Martins". É o homem que "orienta o prefeito em muitas coisas", sendo chamado, inclusive, de "primeiro ministro".
É sabido de muitos que na administração municipal de Feira de Santana, quem assina nomeação ou exoneração, entre outras atribuições do gênero, é o prefeito Colbert Martins. Longe deste comunicador querer interferir no âmbito da administração, no entanto, a permanência de Brito pode desgastar ainda mais este governo. Como muitos, há que se questionar: será que Denilton Brito tem segredos guardados capazes de comprometer muita gente? Será que Denilton é daqueles que chegam a dizer "se eu cair, não caio sozinho?" Será que Colbert Martins vai deixar Brito no cargo até as últimas consequências? Será que Colbert vai esperar sair a condenação - ou absolvição de Brito -, ou só está dando um tempo para a poeira baixar e exonerá-lo do cargo?
Daqui, vamos continuar atentos para saber se teremos algum ganhador do prêmio, ainda que não tenhamos como pagar. Será que alguém responderá esse enigma? Por que manter um réu num cargo tão importante como o ocupado por Denilton Brito? Estamos de olho!
Por Luiz Santos, radialista e jornalista
Mín. 17° Máx. 26°
Mín. 17° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 24°
Chuvas esparsas