Por Hely Beltrão
Aconteceu na manhã desta terça (26), na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) de Feira de Santana, o lançamento da Oficina de Eletromobilidade no Transporte Público, promovida pelo Fórum Baiano de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana. O encontro reuniu representantes de diversas cidades baianas com o objetivo de debater a transição para uma mobilidade mais sustentável e apresentar diretrizes para a descarbonização do transporte público.
O Fórum marcou o início da operação em caráter experimental, do ônibus 100% elétrico no município. Ao Conectado News, p secretário de Mobilidade Urbana de Feira de Santana, Sérgio Carneiro deu maiores detalhes.
"Tivemos o prazer de receber nesta terça (26) em Feira de Santana, o secretário de Mobilidade Urbana de Salvador e presidente estadual dos secretários e dirigentes municipais de mobilidade, Pablo Souza, que, como presidente do Fórum, foi procurado pelas empresas fabricantes de ônibus elétricos que se propuseram a ceder veículos para testes nos municípios de Salvador, Feira de Santana, Camaçari, Vitória da Conquista, Jequié e Luiz Eduardo Magalhães. Todos sabem, que o problema desses ônibus elétricos é o custo de aquisição, chegando a ser o dobro do preço de um veículo à Diesel, é uma iniciativa pioneira no Brasil, vai de encontro a diminuição da emissão de gases poluentes na atmosfera, porém, o preço ainda é pouco convidativo para os governo e empresas concessionárias".
Custo elevado dos veículos
"Em Feira de Santana por exemplo, a responsabilidade pela aquisição dos veículos são das empresas que exploram o serviço, que até o momento, não se animaram em ter um percentual desses ônibus em sua frota. O Fórum então aceitou a oferta para fazer esses testes, serão produzidos relatórios quanto a funcionalidade e operação desses veículos, tempo de autonomia, consumo e conforto do usuário, emissão de gases, adaptação ao piso. A partir desse relatório pretende-se ter um diagnóstico que comprovem, em que ponto após a compra, em quanto tempo essa aquisição se torna lucrativa em função da redução da manutenção, pois possuem menos peças para serem trocadas, no que tange ao consumo, pois tem uma bateria que é recarregável, a vida útil dessa bateria, ou seja, serão produzidos relatórios técnicos que possam disseminar essa informações. Creio que com o passar do tempo, sendo produzido em maior escala por esses fabricantes e adquirido por alguém, possam ter o preço reduzido".
Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 18° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 27°
Tempo nublado