Terça, 26 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Feira de Santana Furto de palmeiras

Furto de palmeiras chama atenção na Avenida Presidente Dutra em Feira de Santana

Segundo ele, as espécies que compõem o paisagismo da via incluem palmeiras rabo de peixe e imperiais, formando um conjunto visual importante para a cidade.

26/08/2025 11h08
Por: Mayara Naylanne
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

O Departamento de Áreas Verdes da Prefeitura de Feira de Santana registrou, nesta semana, o furto de três palmeiras recém-plantadas na Avenida Presidente Dutra. O fato surpreendeu a equipe, já que é a primeira vez que ocorre durante a atual gestão, conforme informou o diretor do setor, João Falcão, em entrevista ao programa Levante a Voz, na Rádio Sociedade News FM.

Segundo ele, as espécies que compõem o paisagismo da via incluem palmeiras rabo de peixe e imperiais, formando um conjunto visual importante para a cidade. Durante um levantamento recente, foi identificado que 47 árvores haviam morrido em decorrência de estrangulamento causado pelo asfalto e pelos anéis que cobriam a base das plantas, dificultando a absorção de água e a troca de oxigênio.

Leia também : Vídeo: Palmeiras são furtadas no centro de Feira de Santana

Para recuperar a área, a Prefeitura removeu os anéis de concreto e iniciou um processo de irrigação e adubação, o que possibilitou a recuperação da maioria. Das 17 palmeiras substituídas, três foram furtadas logo após o replantio. “Elas foram retiradas durante a madrugada, quando o solo ainda estava mexido e úmido, o que facilitou a ação. Duas desapareceram e uma foi abandonada próximo ao local, mas sofreu danos e ainda tentamos recuperá-la”, explicou Falcão.

O caso foi registrado na Polícia Civil, que acompanha as investigações com base em imagens de câmeras de segurança. O diretor lembrou que, além do furto, o vandalismo segue sendo um dos principais problemas enfrentados pelo departamento. “Isso não acontece apenas em avenidas, mas também em praças e parques urbanos, como o Erivaldo Cerqueira e o Frei José Monteiro Sobrinho”, destacou.

Manutenção preventiva das árvores

Falcão também comentou sobre o trabalho de manutenção realizado rotineiramente pela equipe, especialmente no período do inverno, quando é mais recomendado fazer podas preventivas. Ele ressaltou que a ação é fundamental para evitar acidentes durante temporais.

“No último domingo, realizamos um mutirão na Avenida Maria Quitéria, no trecho entre o túnel e o viaduto Wilson Falcão. Ao todo, 352 árvores receberam tratamento, corte de galhos e limpeza. Como naquela região passa uma rede de alta tensão de 69 mil volts, trabalhamos junto com a Coelba para reduzir a altura das árvores e eliminar riscos de contato com a fiação em caso de ventos fortes”, explicou.

O diretor reforçou que as ações de manutenção e recuperação das áreas verdes continuam sendo prioridade para a Prefeitura, visando preservar o paisagismo urbano e a segurança da população.

Com informações: Luiz Santos 

Por: Mayara Nailanne 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.