Terça, 26 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Bahia Resgate

Idosa é resgatada após trabalhar 50 anos como empregada doméstica em regime análogo a escravidão em Itabuna

Vítima tem 64 anos e trabalhou a vida inteira com a mesma família

26/08/2025 14h03
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
MTE
MTE

Fonte: G1 Bahia

Uma empregada doméstica de 64 anos foi resgatada em situação semelhante à escravidão em uma residência em Itabuna, no sul da Bahia. De acordo com informações do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), divulgadas na segunda (25), a idosa trabalhou mais de 50 anos para a mesma família, sem receber salário.

Além de não ser paga para trabalhar, a vítima era roubada pelos patrões. Pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), ela tinha os valores retirados mensalmente pelos suspeitos, sem receber nenhum repasse.

Durante as cinco décadas em que trabalhou para a família, a idosa foi "transferida" de uma geração para a outra. No núcleo familiar de onde foi resgatada, ela era proibida de sair de casa, sofria maus tratos e precisava ficar à disposição para trabalhar durante todo o dia.

A vítima foi encontrada sem nenhum dente e sem acesso a atendimentos de saúde. Ela foi resgatada e recebeu acolhimento das equipes do MTE. A pasta não informou quais medidas serão aplicadas contra os suspeitos de manter a idosa em situação semelhante à de escravidão.

A ideia é que a fiscalização possa, a partir dessas informações do denunciante, analisar se o caso de fato configura trabalho análogo à escravidão e realizar as verificações no local. Ainda segundo o MPT-BA, não houve acordo com os patrões sobre uma possível indenização à idosa, que alegaram não ter condições de arcar com os valores. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.