Quarta, 25 de Junho de 2025
(75) 99168-0053
Artigo Política

A debandada continua: mais um prefeito pode deixar a base aliada de ACM Neto e se aliar ao governo do Estado

Vários prefeitos vem pulando do barco de ACM Neto e vindo para o governo do Estado

24/06/2025 15h29 Atualizada há 10 horas
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Divulgação
Divulgação

Por Hely Beltrão

Faltando pouco mais de um ano para as eleições 2026, a base de prefeitos baianos aliada a ACM Neto (UB) vem derretendo e do governador Jerônimo Rodrigues (PT) crescendo. Recentemente noticiamos a ida do deputado estadual Pancadinha (Solidariedade) para a base governista, mostrando a insatisfação não só dele, mas de outros, que reclamam da forma como são tratados pelo ex-prefeito de Salvador.

Em um tempo não muito distante, no ano de 2018, o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (UB), foi para o sacríficio, concorrer ao governo do Estado, contra Rui Costa (PT), onde sofreu um derrota vergonhosa, tendo apenas 22,26% dos votos, contra 75,50% do seu adversário. Apesar desse sacrifício, Neto preferiu escolher outra pessoa para compor a chapa nas eleições de 2022, deixando Zé Ronaldo visivelmente irritado. Quando veio à Feira de Santana receber o Título de cidadão feirense no mês de maio deste ano, Neto disse ter se arrependido de não ter chamado Ronaldo, mas, como diz o ditado popular: "cabeça de brasileiro é igual caixa preta de avião, só abre depois do desastre", ou seja, agora não adianta mais.

Mais: ACM Neto com choro de perdedor e Zé Ronaldo com um pé no PSD

No exercício do mandato em 2025, Zé Ronaldo tem mostrado bastante proximidade com o governador, o que tem acendido uma luz de alerta no União Brasil, pois perder um político do quilate de Ronaldo seria um prejuízo imenso, porém, será que ainda tem jeito? Será que as feridas no coração do prefeito de Feira, se curaram? Só o tempo dirá.

Relembre: Será que esse namoro vai dar casamento?

O sorriso de Zé e a tristeza dos Netos

Deyvid Bacelar aponta possível aproximação entre José Ronaldo e o governador Jeronimo: “Falta de convite não foi”

ACM Neto diz que Jerônimo faz política de cooptação de prefeitos: ‘As coisas só saem para quem diz amém’

Enquanto isso, Jerônimo, com uma política de conciliação e afago, tem conquistado a simpatia de inúmeros políticos de oposição, inclusive do ex-governador e senador Cesar Borges, diferente de Neto, que não dá atenção a sua base e nem conversa com opositores.

A debandada continua: o prefeito de Cruz das Almas, Ednaldo Ribeiro (Republicanos), teceu elogios ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) e não descartou a possibilidade de apoiar o petista nas eleições de 2026. As declarações foram feitas, nesta segunda-feira, 23, durante recepção organizada para o governador, um dia após visita do ex-prefeito ACM Neto.

“Estou muito satisfeito com a visita do governador em Cruz das Almas. Não votamos nele em 2022 e ele não votou com a gente em 2024, mas fica o respeito e a democracia. Precisamos de pessoas que tenham o estilo que o governador tem. Aqui estamos tendo o apoio do Governo do Estado e eu não posso esconder isso”, disse o prefeito, que apoiou ACM Neto nas eleições de 2022.

O prefeito também agradeceu o apoio do secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, ressaltou que o governador nunca impôs condições para ajudar Cruz das Almas, mas sinalizou que pode apoiar o petista em 2026. “Nada é impossível, pois o gesto que ele tem feito para Cruz das Almas é importante para a administração”, afirmou.

Como dissemos em um dos nossos artigos: Quem sair por último, apague a luz e feche a porta.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.