De janeiro a julho deste ano, o Centro de Referência Municipal de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais registrou 213 novos casos de HIV/Aids em Feira de Santana, sendo 161 em homens e 52 em mulheres. Já são 5.531 cadastrados - desse total 4.428 estão em acompanhamento e tratamento.
No mesmo período de 2024, foram 193 novos casos diagnosticados, sendo que ao longo de todo o ano passado, o número chegou a 351 novos casos (243 homens e 108 mulheres).
Segundo a coordenadora do serviço, Vanessa Sampaio, o aumento está relacionado, entre outros fatores, à ampliação da oferta do teste rápido, cujo resultado sai em apenas 15 minutos.
“Paralelo ao aumento de casos vem a ampliação do diagnóstico. As pessoas estão procurando mais o serviço para realização dos testes”, explicou. O acesso ao Centro de Referência é por demanda espontânea e também através de encaminhamentos.
A maior incidência foi registrada em jovens de 19 a 24 anos, faixa etária considerada em idade reprodutiva. A aids é uma doença que atinge o sistema imunológico e não tem cura.
O programa municipal oferece acompanhamento multiprofissional, com atendimento em infectologia, enfermagem, odontologia, fisioterapia, nutrição, assistência social e psicologia. Os pacientes também realizam exames laboratoriais e recebem medicação gratuita.
O serviço contempla ainda o acompanhamento de crianças expostas ao HIV (sem diagnóstico confirmado), crianças já diagnosticadas com a doença [são 24 em tratamento] e gestantes, com atendimento específico no pré-natal.
Vanessa Sampaio destaca que a Secretaria Municipal de Saúde vai intensificar, neste segundo semestre, as ações de conscientização, com campanhas educativas, capacitações para profissionais da Atenção Primária e ampliação da oferta de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.
Fonte Secom
Outubro Rosa Outubro Rosa também chama atenção para saúde mental e cuidados paliativos no câncer de mama
Vale Refeição Terceirizados da saúde em Feira denunciam atraso no pagamento do vale refeição
AVC HGCA reforça importância do atendimento rápido no Dia Mundial de Prevenção ao AVC
Alerta Jovem morre em Feira de Santana após usar medicamento erétil antes de jogar; urologista alerta para riscos.
Aborto legal CFM se posiciona contra atuação de enfermeiros em abortos legais
Exames e consultas Outubro Rosa: “Sábado da Prevenção” mobiliza toda cidade neste sábado (18) com ações de saúde voltadas às mulheres 
Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 19° Máx. 28°
ChuvaMín. 19° Máx. 31°
Chuvas esparsas