Quinta, 21 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Artigo Artigo

Comeram mosca

Por Luiz Santos, radialista e jornalista

21/08/2025 08h15
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Saulo Cruz/Agência Senado
Saulo Cruz/Agência Senado

Durante a legislatura passada na Câmara Municipal de Feira de Santana em determinada votação a então presidente da Casa da Cidadania, Eremita Mota (PP), disse que vereadores feirenses “comeram mosca”. Ou seja, na avaliação de Mota, os edis não prestaram atenção e um projeto foi aprovado em desfavor do governo do então prefeito do município, Colbert Martins (MDB).

De acordo com um dito comum em nossa Bahia "boca aberta entra mosquito e boca fechada serve de remédio". Na quarta 20, deputados federais e senadores da base do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficaram boquiabertos e "comeram moscas", deixaram a oposição deitar e rolar em relação à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura desvios no INSS.

A oposição, segundo noticiou a imprensa nacional, conseguiu emplacar nomes importantes para comandar a CPMI, a exemplo do senador Carlos Viana (Podemos-MG). Viana conseguiu 17 votos a favor do seu nome para presidir a referida comissão e desbancou o senador Omar Aziz (PSD-MA), aliado ao governo Lula e indicado por Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que obteve 14 votos.

A CPMI vai investigar a roubalheira praticada contra aposentados do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS), sendo os governistas derrotados neste primeiro momento. A vitória da oposição, neste caso, pode ser uma vitória do povo brasileiro, pois espera-se que os parlamentares desta comissão investiguem, verdadeiramente, tudo o que aconteceu no INSS desde 2018, no governo Bolsonaro.

De acordo com a Controladoria-Geral da União as fraudes naquele instituto teve início em 2018. Assim, o povo brasileiro e, em especial, os aposentados esperam que os suspeitos sejam convocados para se ‘explicar’ e dizer como se deu essa fraude bilionária. Isto é, queremos crer que a CPMI não seja apenas espetáculo circense no qual muitos dos que estão ali querem apenas aparecer perante seu eleitorado, fazer cortes para internet e tentar ficar bem diante das suas plateias.

Por outro lado, o governo não deveria ficar em pânico, preocupado com a condução da CPMI, pois como se diz “quem não deve não teme”. E seria bom para todos nós brasileiros e brasileiras se as CPMI´s fossem sempre conduzidas pela oposição, quiçá, não ouviríamos aquela conhecida expressão “vai terminar em pizza”.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Paulo Mascarenhas Há 31 minutos Feira de SantanaAcho que esse deputado que foi eleito pra relator, está mais pra abafar o rombo do que pra esclarecer! Olhe que o rombo deu início em 2019, no governo de Bolsonaro!
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.