Ao longo dos últimos 4 anos muito se ouviu falar no nome do empresário e filho da presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, vereadora Eremita Mota (PP), Iury Guimarães. Alguns consideram que ele vinha sendo uma espécie de vigésimo segundo vereador da Casa da Cidadania, cujo número de vagas até agora é vinte e um; outros, no entanto, o consideram como ‘primeiro ministro’, ‘articulista’, ‘lobista’, ‘conselheiro político’, além de tantos outros adjetivos.
O certo, salvo melhor juízo, é que Iury, ao longo dos anos citados, tem realmente dado sinais claros que sabe fazer o jogo da política feirense. Iury contribuiu para Fernando Torres (PSD) assumir a presidência da Câmara no primeiro biênio dessa legislatura, ou seja, 2021/2022; e depois entrou de corpo e alma para eleger a mamãe dele presidente. Dizem, até, nos bastidores, que Eremita Mota não faz nada sem a ‘anuência’ do filho e que até a forma de conduzir as sessões legislativas tem o ‘dedo’ de Iury.
Pois bem! No momento em que se está discutindo a eleição para a presidência da Câmara Municipal, Biênio 2025/2026, tem sido perceptível a ausência de Iury Guimarães naquela Casa. Mas, segundo dizem, ele [Iury] tem trabalhado arduamente para fazer o novo presidente, tendo, inclusive, se reunido com vereadores, da oposição e da situação, para traçar um plano de como vencer José Ronaldo no quesito presidência da Câmara de Vereadores Biênio 2025/2026.
Segundo noticiado, José Ronaldo tem dito que ‘gostaria muito de ter um de seus aliados na presidência’. Também é perceptível que pelo andar da carruagem, Ronaldo não tem poupado tempo trabalhando para ganhar essa batalha, conquistar essa eleição por intermédio de um aliado seu, e assim manter a hegemonia, a invencibilidade ‘ronaldista’ também na Câmara Municipal. É esperar para ver quem vence esta batalha, se Iury Guimarães ou Zé Ronaldo.
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 36°
Parcialmente nubladoMín. 19° Máx. 37°
Parcialmente nublado