Terça, 21 de Outubro de 2025
(75) 99168-0053
Política João Durval

UPB homenageia João Durval Carneiro durante encontro que reuniu prefeitos de toda a Bahia

O governador ainda sugeriu que a iniciativa sirva de inspiração para outras ações voltadas ao reconhecimento de gestores que contribuíram para o fortalecimento dos municípios baianos.

21/10/2025 09h56
Por: Mayara Naylanne
Foto: DIvulgação
Foto: DIvulgação

A União dos Municípios da Bahia (UPB) realizou, nesta segunda-feira (20), o Encontro Estratégico: Parceria que Transforma, em sua sede, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. O evento reuniu prefeitos de diversas regiões do estado e contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, de senadores, deputados e outras autoridades.

A iniciativa teve como foco o fortalecimento dos municípios com o anúncio de ações do Novo Pac Seleções para a saúde e a apresentação do Programa Nova UPB, que é um conjunto de ações voltadas à modernização da instituição e à ampliação do apoio técnico e político aos municípios baianos. Entre as novidades anunciadas está a Comenda João Durval Carneiro, criada para reconhecer personalidades que prestaram relevantes serviços à Bahia.

Durante a cerimônia, o governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância do legado do ex-governador João Durval para o desenvolvimento do interior do estado.

“Fiquei muito feliz com essa homenagem. Tenho um respeito e uma admiração muito grande por João Durval, que extrapola o campo pessoal. No tempo em que foi governante, quem militou e andou pelo sertão sabe o quanto ele foi importante para o interior. João Durval foi, de fato, o governador do interior do estado. Essa comenda é de grande valia”, afirmou Jerônimo.

O governador ainda sugeriu que a iniciativa sirva de inspiração para outras ações voltadas ao reconhecimento de gestores que contribuíram para o fortalecimento dos municípios baianos.

O senador Otto Alencar também ressaltou a relevância da homenagem e a trajetória íntegra de João Durval na vida pública.

“Esta é uma homenagem justa a um governador da Bahia que exerceu diversas funções — prefeito, governador e senador — sempre dando exemplo, sem qualquer mácula em sua vida, sem nada que desabonasse sua história. Isso é fundamental, porque o que o eleitor mais valoriza em cada um de nós é a transparência dos nossos atos”, declarou o parlamentar.

O senador Jaques Wagner falou da satisfação em participar da homenagem e relembrou o reconhecimento do povo baiano ao ex-governador. Segundo ele, João Durval foi um homem público incansável, que percorreu o estado e marcou a história política da Bahia com trabalho e dedicação.

A cerimônia também foi marcada por momentos de emoção. Márcia Meccia, filha de João Durval, expressou gratidão pela homenagem e lembrou o legado de amor e valores deixado pelo pai.

“São muitos anos de história, de dedicação e de muito amor. Quero desejar a todos os que exercem cargos públicos que, além do compromisso com a administração, também deixem marcas positivas em suas famílias — esse legado de amor e exemplo que nosso pai sempre nos transmitiu. Apesar das ausências, ele nos deixou algo extraordinário, e é esse ensinamento que carrego com orgulho”, disse.

Outro filho do homenageado, o ex-deputado federal e atual secretário de Mobilidade Urbana de Feira de Santana, Sérgio Carneiro, também manifestou agradecimento a UPB pela iniciativa.

“Em nome da minha família — estão aqui minhas irmãs Márcia Meccia e Cristianna — agradeço a UPB pela criação desta comenda que eterniza João Durval como uma referência e um símbolo de bons exemplos”, afirmou.

Sérgio Carneiro relembrou os feitos de João Durval, que foi vereador e presidente da Câmara de Feira de Santana, prefeito do município por duas vezes e responsável pela criação do Distrito Industrial do Subaé e do primeiro Plano Diretor de Desenvolvimento Local Integrado da América Latina, modelo que chegou a inspirar políticas em outros países.

Destacou ainda que, em parceria com o então governador Luiz Viana Filho, João Durval levou água de Paulo Afonso para Feira de Santana e viabilizou a criação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), o que consolidou a cidade como um dos principais polos do interior nordestino.

Sérgio lembrou também a passagem do pai pelo Governo do Estado e pelo Senado, ressaltando que João Durval foi reconhecido nacionalmente pela sua competência e integridade.

“Ele foi apontado pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) como um dos melhores prefeitos do Brasil; pela Fundação Getúlio Vargas, entre os 15 melhores governadores da sua época; e pela revista Veja, como um dos senadores mais atuantes de sua legislatura. João Durval é, sem dúvida, um político referência de sua geração”, declarou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.