A Divisão de Vigilância Sanitária (DIVISA) interditou na segunda-feira (20), o tradicional bar Limão Drinks em Feira de Santana. Com mais de 40 anos de funcionamento, o Limão Drinks é o único bar no Centro de Feira onde gerações se encontram, seja para bater papo, tomar um cafezinho, resenhar, "tomar uma", como se diz no popular.
Aquele espaço tem servido até mesmo como uma espécie de escritório para quem não tem nas imediações. Negócios são feitos naquelas mesas, segredos são revelados ou contados, acordos políticos fechados, ali na esquina da Avenida Getúlio Vargas com a Rua Barão de Cotegipe no Centro da Princesa do Sertão.
A interdição do Limão Drinks pegou muita gente de surpresa e vai gerar desemprego. No entanto, se existe "irregularidades", como apontou a Vigilância Sanitária, a lei deve ser aplicada na íntegra, até porque "pau que dá em Chico também dá em Francisco", ou seja, a lei tem que ser pra todos.
O que chama atenção, é que por muito tempo o Limão funcionou naquele espaço e somente agora a Vigilância Sanitária "percebeu" que a cozinha utilizada “não era condizente com as normas sanitárias”. Será que foi preciso passar tanto tempo para que as autoridades sanitárias notassem as irregularidades?
É certo que se realmente a DIVISA "sair do gabinete" e for às ruas fiscalizar estabelecimentos que colocam a vida do consumidor em risco, muitos poderão ver os restaurantes, bares, laticínios, delicatessens, supermercados e farmácias interditadas em Feira de Santana. A DIVISA poderá descobrir que muitos estabelecimentos não estão enquadrados nas normas da Vigilância Sanitária, além de outros que nem alvarás dos órgãos competentes têm.
Vamos torcer para que a fiscalização seja intensa e que as leis sejam aplicadas. E que o "jeitinho" brasileiro, o faz de conta não seja prioridade e que os alvarás sejam liberados e não burocratizados, isto é, plantadas dificuldades para colher facilidades.
Mín. 19° Máx. 21°
Mín. 17° Máx. 22°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 19°
Chuva