Faltando pouco mais de 1 ano para as eleições 2026, as articulações seguem acontecendo, e aqueles que desejam concorrer aos cargos de senador e deputado federal, tem movimentado suas bases. A ex-deputada federal Dayane Pimentel (UB), deixou o cargo de coordenadora Nordeste da Embratur já no final de 2024, visando retornar à Câmara Federal. A missão não é impossível, porém, é difícil.
Mais: “Disso para pior”, diz Dayane Pimentel sobre a família Bolsonaro
Enquanto o deputado federal Zé Neto (PT), que certamente concorrerá a reeleição e o secretário municipal de Educação e vice-prefeito Pablo Roberto (PSDB), que todos sabem será candidato, nesse momento possuem a seu favor a máquina pública e tem movimentado suas bases eleitorais visando 2026, a ex-deputada, apesar de ter mudado o discurso e adotar um tom moderado e republicano, ainda é vista por muitos como extremista, após ter apoiado o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL); já a sua base eleitoral antiga, em sua maioria formada pela extrema direita, a vê como uma traidora, a mesma coisa que aconteceu com a ex-deputada federal Joice Hasselman (Podemos), que não conseguiu se reeleger após abandonar o barco do Bolsonarismo.
Leia nosso artigo: O que vão dizer em 2026?
Não podemos desmerecer Dayane Pimentel por sua atitude corajosa, pois com certeza sabia que, ao deixar o Bolsonarismo, perderia boa parte de seus eleitores, mas fez em nome daquilo que acreditava ser correto. Assim como também não declinou apoio ao prefeito Colbert Martins (MDB) no segundo turno das eleições 2020. Como diz a música: "Cada escolha, uma renúncia, isso é a vida".
Seria maravilhoso, para um município do tamanho e grandeza de Feira de Santana, ter três deputados federais. Zé Neto, Pablo Roberto e Dayane Pimentel. Seria um "dream team" trabalhando em prol dos feirenses na Câmara Federal. Ainda falta muito para 2026 e ainda não podemos cravar quem vai vencer, mas sim, a missão de Dayane é mais difícil que dos outros dois.
Um outro fator que dificulta para Pimentel, é que Zé Ronaldo (UB), que tem uma base forte e fiel no município, deve declinar apoio a Pablo Roberto, pelo menos, isso é o que se espera, deixando a situação ainda mais complicada para a ex-deputada. Mas, política é uma caixinha de surpresas, como sempre digo: aguardemos as cenas dos próximos capítulos.
Mín. 18° Máx. 30°
Mín. 18° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 31°
Parcialmente nublado