Por Luiz Santos
A maior operação policial da história do Rio de Janeiro continua rendendo desdobramentos. Entre os 81 presos na megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha, está um jovem natural de Feira de Santana (BA), identificado como Felipe, que cumpria medida socioeducativa na CASE (Comunidade de Atendimento Socio Educativo) Zilda Arns, tendo fugido da unidade há mais de um ano.
Segundo informações recebidas pelo Conectado News, Felipe era menor de idade quando escapou da unidade, e desde então estava foragido. Agora, já maior de idade, ele foi preso nesta terça-feira (28) durante a ação contra o Comando Vermelho (CV) no Rio de Janeiro.
Operação histórica e violenta
A ação das forças de segurança deixou 64 mortos — entre eles quatro policiais — e 81 presos. O governo do estado classificou a operação como a mais letal da história do Rio, e o clima nas ruas é de tensão e medo.
De acordo com o governo fluminense, a operação faz parte da Operação Contenção, que combate o avanço do CV em territórios da capital e da Região Metropolitana. Mais de 2.500 agentes participaram da ação.
O tráfico reagiu com violência: houve tiroteios, barricadas em chamas e ataques com drones. A cidade entrou em alerta máximo, com escolas fechadas, transporte afetado e unidades de saúde sem funcionamento.
Desdobramentos e impacto nacional
Com o novo balanço, a operação ganha repercussão em todo o país. O caso do jovem baiano preso mostra como organizações criminosas têm aliciado e acolhido foragidos de outros estados, o que preocupa as autoridades de segurança pública.
A Secretaria de Segurança do Rio informou que os presos serão encaminhados para unidades prisionais de segurança máxima, e que as investigações continuam para identificar as conexões do grupo em outros estados.
O Conectado News segue acompanhando o caso e atualizando as informações sobre a megaoperação que já é considerada um dos episódios mais violentos e marcantes da história recente do Brasil.
Megaoperação no Rio Megaoperação no Alemão e na Penha deixa 64 mortos e 81 presos; população vive horas de medo e prejuízos
Megaoperação Megaoperação no Rio de Janeiro deixa mais de 50 mortos, diz governador
Morte a Investigar Homem pula de prédio em Feira de Santana
estelionato Influenciadora é investigada por estelionato e lavagem de dinheiro na Bahia
Operação Policial Influenciadora digital baiana é alvo de operação da Polícia por suspeita de divulgar jogos de azar
Apreensão Polícia Civil apreende R$ 10 milhões em drogas e munições em caminhão no interior da Bahia 
Mín. 19° Máx. 32°
Mín. 19° Máx. 33°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 33°
Tempo limpo