O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Edson Fachin, anunciou nesta sexta-feira (31) que o CNJ vai mapear as organizações criminosas que atuam no país. A iniciativa, segundo ele, tem o objetivo de fortalecer as estratégias de combate ao crime organizado.
A declaração foi feita após a repercussão das mais de 120 mortes registradas na Operação Contenção, no Rio de Janeiro, deflagrada para enfrentar criminosos ligados ao Comando Vermelho (CV). Fachin explicou que o mapeamento vai reunir dados e evidências sobre onde essas facções atuam e quais são seus principais pontos de interesse. Entre os presos na megaoperação 17 suspeitos baianos.
“Em breve teremos o mapa das organizações criminosas do Brasil, donde provêm, onde estão, quais seus principais pontos de interesse, para que o sistema de Justiça e as polícias possam ter melhores políticas de combate”, afirmou o ministro.
Fachin também destacou que a proteção dos direitos humanos deve ser tratada como parte da segurança pública, e chamou atenção para o elo entre o crime organizado e o sistema prisional.
“Onde há uma organização criminosa, há uma conexão que começa dentro dos presídios. É esse elo que precisa ser cortado”, completou.
Os desdobramentos da Operação Contenção estão sendo acompanhados pelo STF por meio da ADPF das Favelas, processo que trata da letalidade policial no Rio. O ministro Alexandre de Moraes pediu que o governador Cláudio Castro preste esclarecimentos sobre a ação e marcou uma audiência para segunda-feira (3), no Rio de Janeiro, para discutir o tema.
Com informações da Agência Brasil.
Mega da Virada 2025 Apostas para a Mega da Virada 2025 começam neste sábado com prêmio record
Contas de luz Congresso aprova MP que deve reduzir contas de luz a partir de 2026
Luciano Hang Luciano Hang é condenado por ofensas contra Lula, decide Justiça
Cursos gratuitos Governo vai oferecer cursos gratuitos para obtenção da CNH
Mega-Sena Mega-Sena acumula e próximo sorteio pode pagar R$ 34 milhões
Megaoperação Saiba quem são os 17 suspeitos baianos alvos de megaoperação no Rio de Janeiro 
Mín. 19° Máx. 32°
Mín. 19° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 33°
Tempo limpo