Terça, 09 de Setembro de 2025
(75) 99168-0053
Feira de Santana Viaduto Cidade Nova

Obras do viaduto Miraldo Gomes serão concluídas em 40 dias. Empresa vai reembolsar município

Quinta (26)

26/01/2023 11h53 Atualizada há 3 anos
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Luiz Santos
Luiz Santos

As obras de recuperação do viaduto Miraldo Gomes, que foi danificado por dois caminhões, sendo um em julho e o outro em agosto de 2022, estão em ritmo acelerado. O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB), esteve no local na manhã desta quinta (26) para acompanhar o andamento das obras, juntamente com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Sérgio Carneiro, o Superintendente de Obras e Manutenção, João Vianney e o secretário de Relações Interinstitucionais Nau Santana.

Em entrevista ao Conectado News, Colbert afirmou que a obra será paga pela empresa proprietária dos caminhões que danificaram o viaduto. Conversamos também, a respeito do futuro político seu e do  grupo.

Foto: Luiz Santos

"Em julho do ano passado um caminhão transportando uma torre eólica acabou batendo no viaduto, mesmo estando na altura correta e com a sinalização adequada, o motorista forçou a barra e com a carga maior do que a permitida, o impacto provocou danos no viaduto. Em agosto, houve um segundo impacto e o resultado é que estamos fazendo essa intervenção que começou mês passado, porque só conseguimos orçamento para assinar o contrato com a empresa em 06 de dezembro, os serviços estão avançados para recuperar o viaduto e ter a condição de segurança adequada para funcionar. Também asfaltamos uma via que pertence ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) mas todo o fluxo de carretas que vem da BR 116 Norte e da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana) vai direto para a BR 116 Sul, através do bairro Sobradinho, já será uma quantidade menor de carretas e carros que passarão por baixo do viaduto nesse período. O retorno será definitivo e teve um gasto estimado em R$ 1 milhão de reais em asfalto, com autorização do DNIT".

CN – Qual o custo da obra?

Colbert Martins -  O custo estimado é entre 03 a 05 milhões de reais. A empresa responsável pelos caminhões é que pagará os custos. Esta semana os representantes da empresa estiveram aqui com João Vianney superintendente da SOMA (Superintendência de Obras e Manutenção), o procurador Geral do Município Guga Leal e com os advogados da empresa e lhes foram mostrado toda a planilha de custo, peritos deles já estiveram aqui para acompanhar a recuperação da obra, a Prefeitura será reembolsada com todos os gastos e vamos aplicar na rua, no bairro e no distrito. 

Série de reportagens do Conectado News sobre o viaduto Miraldo Gomes:

          Caminhão fica preso em viaduto próximo ao bairro Cidade Nova     

Tráfego no viaduto do Complexo Viário Miraldo Gomes está liberado em Feira   

 Projeto para recuperação de viaduto está concluído, segundo Prefeitura de Feira

  Perigo: Escora de viaduto cai em Feira de Santana

Viaduto Miraldo Gomes é interditado após novo acidente; Confira os desvios

"As empresas serão acionadas judicialmente para ressarcimento ao município", diz superintendente da SOMA, João Vianey, sobre danos ao viaduto Miraldo Gomes

Câmara de Feira estuda criar comissão para investigar interdição do viaduto Miraldo Gomes

As obras serão iniciadas após fim do processo administrativo", diz João Vianey, superintendente da SOMA sobre o viaduto Miraldo Gomes

Viaduto Miraldo Gomes poderá ser liberado na próxima semana, segundo superintendente da SOMA, João Vianney

Orçamento 2023

Colbert comentou sobre a aprovação do Orçamento 2023, licitações e relacionamento com os vereadores.

"O orçamento não chegou à Prefeitura ainda, mas já estamos fazendo as licitações, tudo que começamos a fazer em maio do ano passado, começaremos a fazer agora em fevereiro, março e abril, estamos antecipando, ganhando tempo, fizemos uma licitação semana passada para compra de asfalto, faremos uma segunda para recuperar o piso da cidade, hoje um de nossos maiores problemas, faremos outras intervenções, inaugurar o FTC (Feira Tênis Clube) que atenderá crianças especiais e fazer muito pela nossa cidade. Nas eleições 2024, não posso mais ser candidato, mas, os vereadores podem se candidatar à reeleição e nesse momento, a melhor forma de quem será submetido à vontade dos eleitores é mostrar trabalho, estamos abertos para trabalhar com todos aqueles que querem o crescimento de Feira de Santana", disse.

Sobre o futuro político do seu grupo, Colbert destacou a importância da unidade, mas não revelou qual será o candidato do grupo para o pleito de 2024.

"Como grupo  ainda definiremos essa questão, Zé Ronaldo (UB) prefeito tantas vezes, tem todos os méritos para poder participar de uma eleição, conquanto que tenhamos uma unidade, se dividirmos,  perderemos, lutaremos contra o governo do Estado, governo federal, a nossa maior força no momento será a unidade, o partido forte, unido, pronto, para participar da eleição dos vereadores, mas também de maneira forte para a Prefeitura Municipal, onde acredito em nossa vitória", afirmou.

O prefeito de Feira tem sido alvo de muitas críticas de caciques do MDB regional, os irmãos Vieira Lima porém, Colbert minimizou e disse que estava tranquilo e mantendo o respeito.

"Sou do MDB há muito tempo, tanto quanto outros, irei a Brasília, porque as nossas ligações com o MDB nacional continuam, as questões locais nessas divisões do partido existem em vários estados do Brasil. Desde que se mantenha  o nível de convivência e respeitabilidade, faço isso com absoluta tranquilidade, sou prefeito da maior cidade do interior da Bahia e  da maior cidade do Norte-Nordeste do Brasil, sou do MDB, portanto, tenho um valor político muito maior do que alguns queiram dar", concluiu.

Superintendente de Obras e Manutenção João Vianney

João Vianney detalhou como será feita a manutenção do viaduto Miraldo Gomes.

"Com o lançamento da viga, vamos implantar as pré-lajes, que é a fôrma para a concretagem da laje, em paralelo fazer a armação de aço e concretar a laje em cima e  a transversina, a que trava as quatro vigas. Após a cura dessa etapa, executaremos a barreira de urgência, aquela contenção lateral que tem no viaduto. Após isso, faremos o asfalto e avaliaremos a possibilidade de liberação do tráfego, de acordo com o cronograma, na primeira quinzena de março, em 40 dias aproximadamente. Quanto a parte inferior, temos um limitador grave, que é a fôrma da laje, só podemos liberar embaixo quando retirar a fôrma. Neste fim de semana, faremos a fresagem desse trecho que possui várias deformações, porque o trânsito ficou passando concentrado por conta de uma restrição de largura, semana que vem será feito o recapeamento com uma nova camada de asfalto nessa região e sinalização. Colocaremos os postes, tirando a fôrma de cima, liberamos o tráfego na parte inferior ainda em fevereiro e na primeira quinzena de março a parte de cima, das curas do concreto, tudo organizado e aí o complexo volta a condição original," afirmou.

Reportagem: Luiz Santos e Hely Beltrão

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.