Por Luiz Santos e Hely Beltrão
Desde 1995, durante o desfile da Independência do Brasil, ocorre a manifestação conhecida como "grito dos excluídos", originário da Segunda Semana Social Brasileira, promovida pela Pastoral Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
No grito dos excluídos deste ano, com protestos em defesa da soberania nacional e fora Trump, estiveram presentes entidades sindicais, como a presidente da APLB (Associação dos Professores Licenciados da Bahia) Marlede Oliveira, da ADUFS (Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana), o professor Adroaldo, e representantes do governo do estado, como o secretário Estadual de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida, da Saúde, Roberta Santana, o deputado federal Zé Neto (PT), os vereadores Luiz da Feira (PP) e professor Ivamberg (PT).
Marlede Oliveira
"Em prol da democracia e direitos dos trabalhadores, estamos aqui nesta luta, pela redução da carga horária, a escala 6x1, sem redução de salário, pela soberania e independência do nosso Brasil".
Professor Adroaldo
"7 de setembro também é dia dos excluídos, atividade promovida pela CNBB e os movimentos sociais estão aqui defendendo suas bandeiras, no caso da ADUFS (Associação de Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana), contra a reforma administrativa, estamos fazendo esse movimento em defesa da vida, contra as repressões".
Secretário Estadual de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas
“É uma data muito importante, para lutar pela soberania de nosso povo na área dos direitos humanos, é um desfile que é cívico, mas popular também”.
Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida
“A nossa democracia continua firme e forte, o povo na rua demonstra isso”.
Secretária Estadual de Saúde Roberta Santana
"Reafirmamos o nosso compromisso com a soberania e independência do Brasil e da Bahia, de investir cada vez mais para fornecer um serviço de saúde de qualidade para o nosso povo e com muita alegria dizer que o Brasil é dos Brasileiros, estamos felizes com o que temos construído junto com governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o presidente Lula (PT), feliz de estar em minha terra representando essa independência".
Deputado federal Zé Neto
"Brasil independente é um Brasil soberano, democrático, que possa sempre atender a nossa gente, pensando primeiro nos excluídos e em nosso povo".
Vereador Luiz da Feira
"Amor, carinho e acima de tudo gratidão".
Vereador Professor Ivamberg
"O Brasil é dos brasileiros, temos que lutar por nossa soberania hoje e sempre".
Mín. 18° Máx. 28°
Mín. 17° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 27°
Tempo nublado