Segunda, 08 de Setembro de 2025
(75) 99168-0053
Feira de Santana Assentamento

Secretário estadual garante assentamento de famílias do MST que ocupam propriedade do Estado em Feira de Santana há mais de 10 anos

Fazenda Mocó

08/09/2025 09h32 Atualizada há 6 horas
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Luiz Santos
Luiz Santos

Por Luiz Santos e Hely Beltrão

O secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, comentou em entrevista concedida ao Conectado News, na abertura da 46ª  Expofeira, no domingo (7), sobre as ações de sua pasta para o desenvolvimento do agro baiano. 

"Estamos com uma presença mais diversificada no conjunto do evento, mas o governador compreendeu a importância e a magnitude a partir da SEAGRI (Secretaria Estadual de Agricultura),  com o secretário Pablo Barrozo, mas, para nós, ter a presença, agricultores familiares, entre outros parceiros que ajudaram a construir esse evento. Parabenizo ao secretário municipal de agricultura, Silvaney Araújo e ao prefeito José Ronaldo (UB) pela organização e a imprensa pela divulgação desse grande evento do agro baiano".

Sobre o evento

"Feira de Santana é um lugar de negócios, existe um histórico, sabemos que a Bahia tem expandido bastante a realização de eventos em municípios do porte de Feira de Santana. Outro dia, estive na exposição Ichu, em seguida Tanquinho, Mairi, isso tem acontecido em todo o Estado, esses momentos são fundamentais para o negócio na zona rural, nosso estado tem um campo promissor, com a diversidade incrível, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) tem apostado muito, entendemos que esse momento é propício aos negócios para fortalecer o agro baiano".

Osni também foi questionado sobre o que faria para melhorar as condições de vida das mais de 200 famílias do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) que ocupam a Fazenda Mocó desde 2011, área de 1.500 hectáres, de propriedade estadual. Apesar de mostrar desconhecer o tema, por não saber que o local é de propriedade do governo do Estado, Osni afirmou que atuará para garantir o assentamento das famílias.

"É preciso avaliar em um primeiro momento, se é uma área do estado, caso seja, podemos entrar com um pedido de assentamento pelo estado da Bahia, se houver uma dependência do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), também podemos ajudar, do ponto de vista de estruturação, depende muito das condições da área, me coloco à disposição, começamos a dialogar e posso ver como contribuir, queremos que as pessoas tenham a tranquilidade da posse e comecem a produzir para garantir a tranquilidade que todos sonham".

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.