Terça, 05 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Artigo STF

STF não é templo religioso

Por Luiz Santos

13/07/2021 05h17 Atualizada há 4 anos
Por: Ana Meire Fonte: Conectado News
foto José Dias
foto José Dias

O presidente da República Federativa do Brasil, Jair Messias Bolsonaro (sem partido), indicou o nome de André Luiz de Almeida Mendonça para a vaga de ministro deixada pelo decano do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mendes de Farias Mello. Aposentado, Marco Aurélio deixou a Corte nesta segunda feira, 12, depois de pouco mais de três décadas como ministro. 

Como já era esperado o "cabeça pensante" Messias - que não é o esperado filho de Deus e que tira o pecado do mundo -, disse que indicaria ao STF alguém “terrivelmente cristão”, não pensou duas vezes e coloca para apreciação do Senado Federal, a quem cabe dar o veredito final sobre a aprovação ou reprovação de nomes para ministro do Supremo, um homem que se diz cristão, André Mendonça. Segundo Bolsonaro, uma das exigências é “que o indicado faça ao menos uma oração por semana na abertura dos trabalhos do STF”.

Diante disso, pergunta-se: o Supremo Tribunal Federal, guardião da Constituição, agora virou Templo Religioso? Os ministros estão ali para cumprir e fazer cumprir as leis ou para fazer orações? Vivemos em um país que se diz laico, onde todas as religiões têm direitos iguais, ainda que na prática nem sempre presenciamos isso acontecer.

Espera-se que as questões, as orientações e os interesses religiosos não se sobreponham aos direitos constitucionais que regem o Brasil e não transformem o STF em templo religioso. Torcemos para que o indicado seja um cumpridor de leis e não esteja lá para fazer prosseguir ideologias religiosas ou bolsonaristas. 

Por fim, confesso que gostaria que os atuais senadores tivessem a coragem de rejeitar a indicação de André Mendonça, assim como aconteceu no governo do marechal Floriano Peixoto (1891 a 1894) quando cinco indicados foram reprovados pelo senado federal à época.

 

 

Por Luiz Santos jornalista e radialista 

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
PauloHá 4 anos Feira Que absurdo, Lá no STF tem Ministro que é da Masonaria, tem Ministro que é Católico e deve ter algum que nem religião tem, Luís Santo qual o motivo de ter um Evangelico ? Respeite mais as religiões, respeite mais seus ouvintes, a opinião de cada um é válida sou de direita sim e qual o mal de ser de direita, o pior é falar tanto mal de um presidente que não tem nada pra ser falado, que mídia suja, vcs deveriam pesquisar sobre o Brasil de 30 anos e o de 2 anos pra cá, e falar a verdade Luís.
MARCOS ANTONIO DO MONTE Há 4 anos FEIRA DE SANTANA-BAHIACONCORDO E ASSINO COMO MINHAS AS PALAVRAS DITAS NESTE! ATT.MARCOS DO MONTE.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.