Nos últimos dias, uma imagem viral nas redes sociais deixou moradores de Santo Estêvão, no interior da Bahia, intrigados. O motivo? Um vídeo que mostra suposta “múmia” encontrada em um cemitério identificado como sendo de “Santo Estêvão”, o que gerou alvoroço e muitas especulações entre os internautas.
Para esclarecer o caso, a repórter Lis Braga foi até o Cemitério Municipal de Santo Estêvão (BA) e conversou com dois funcionários do local: Reginaldo Lúcio da Conceição e Djalma Pinheiro Lavoisier. Ambos garantem: a imagem não foi registrada no município baiano.
“Esse cemitério do vídeo não é daqui. É outro Santo Estêvão, de outro lugar, talvez até outro estado. Aqui não tem nada a ver com isso”, afirmou Reginaldo.
Djalma também destacou diferenças estruturais entre o cemitério local e o que aparece nas imagens.
“Lá no vídeo, o cemitério é cheio de gavetas e ruas largas. Aqui é o contrário, o nosso é apertado, cheio de curvas, tipo um labirinto. Aqui quase não tem gaveta — só quatro ou cinco no muro. Muitas vezes a gente tem que passar o caixão por cima das carneiras por falta de espaço”, explicou.
A conclusão dos funcionários é unânime: a informação de que a “múmia” apareceu em Santo Estêvão (BA) é falsa.
“É fake news, das grandes!”, reforçou Djalma, entre risos.
Apesar da notícia falsa, a movimentação no cemitério aumentou nos últimos dias, segundo Reginaldo.
“Vai começar a aparecer muita gente curiosa por aqui. Mas a gente já esclareceu tudo”, disse.
A equipe de reportagem continua apurando a origem real das imagens. O nome “Santo Estêvão” aparece no vídeo, o que pode ter causado a confusão — já que existem outras cidades com esse nome no Brasil.
Reportagem e foto: Lis Braga
Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 17° Máx. 30°
Tempo limpoMín. 18° Máx. 29°
Parcialmente nublado