No dia 4 de setembro, o Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Ana Alice Figueredo dos Santos, localizado na Avenida João Durval, em Feira de Santana (BA), promoveu a culminância da sua Olimpíada de Aprendizagem. A iniciativa, proposta pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), teve como principal objetivo engajar os estudantes na preparação e valorização das avaliações externas como o SAEB, SABE e o ENEM.
As provas do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e do SABE (Sistema de Avaliação Baiano da Educação) são avaliações em larga escala que analisam o desempenho dos estudantes em diferentes etapas da Educação Básica. Esses instrumentos são fundamentais para diagnosticar a qualidade do ensino nas redes públicas e subsidiar políticas de melhoria nas escolas.
Durante quase três semanas, os mais de 500 estudantes, do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, participaram de atividades criativas e interativas. Foram produzidos cordéis, peças teatrais, raps, mapas mentais e outras dinâmicas que integraram conteúdos de Matemática e Linguagens com elementos culturais e lúdicos. A proposta era tornar o processo de aprendizagem mais significativo e colaborativo.
De acordo com a diretora Daniela Cordeiro, organizar uma ação desse porte exige planejamento e superação de muitos desafios. “Garantir que a olimpíada ocorra com tranquilidade e de forma organizada é só o começo. Temos outros desafios como o custeio do evento, a segurança dos estudantes e, principalmente, a conscientização de que não se trata de uma competição, e sim de uma atividade de aprendizagem colaborativa. No final, todos saem ganhando.”
A estudante do 1º ano do Ensino Médio, Enayad Marcelle Jorge dos Santos, de 16 anos, destacou a importância da olimpíada para sua visão sobre o ENEM: “O ENEM pode me dar a oportunidade de entrar em uma universidade, e isso é muito importante para meu futuro.”
Já Anna Julia Silva de Jesus, de 17 anos, estudante do 2º ano, valorizou a experiência de interação proporcionada pelo evento: “O que mais gostei foi conhecer estudantes de outras turmas. Achei incrível como todos participaram, até os mais tímidos e os que têm necessidades especiais. Foi muito bonito ver essa integração.”
A professora de Língua Portuguesa e Artes, Luena Monteiro, avaliou positivamente os impactos pedagógicos da ação: “A olimpíada foi um momento de muita aprendizagem, movimentação e compromisso dos estudantes com o aprendizado coletivo. Além disso, esclareceu de maneira lúdica e efetiva a importância das avaliações externas para a melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas da Bahia.”
A experiência vivenciada no Colégio Ana Alice evidencia a importância de promover ações pedagógicas que estimulem o protagonismo juvenil, especialmente quando essas iniciativas se articulam com as práticas já desenvolvidas em sala de aula. Iniciativas como essa fortalecem o engajamento, a autonomia e a responsabilidade dos estudantes em relação ao seu processo de aprendizagem e à educação pública como um todo.
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