 
 
O aparecimento de uma mancha esverdeada pode indicar que a água do Rio Almada, na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, está infectada por uma toxina produzida por microalga. O laboratório da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) investiga a situação desde quinta-feira (17), quando uma amostra da água foi analisada.
Situações parecidas foram registradas em outras cidades da Bahia. Em Camaçari, na região Metropolitana de Salvador, a prefeitura da cidade confirmou que a mancha esverdeada são toxinas liberadas por microalgas. Já em Entre Rios, Itacaré, Cairu e Caravelas, o Inema destacou que está realizando inspeções e análises nas áreas afetadas.
Em Ilhéus, as manchas foram percebidas por uma moradora do bairro São Miguel na quarta-feira (16). Em um vídeo feito por ela, é possível ver o tom esverdeado da água em um local onde diversos barcos estão ancorados.
Após ser coletada pelos moradores, a água foi analisada pela professora doutora em zoologia Erminda Couto. Segundo ela, a parte biológica demonstra florescimento de uma microalga, o que é preocupante.
"É uma substância extremamente tóxica e por isso podemos esperar a morte de peixes, camarões e siris, o que impacta a vida dos pescadores", explicou.
Além de influenciar na cadeia alimentar dos animais que vivem no rio, as manchas podem causar problemas de saúde para os seres humanos e animais domésticos.
"Se ingerida, essa água pode causar diarreia, vômitos, náusea e a pessoa ou animal pode eventualmente ir a óbito. O contato com a água pode causar problemas de pele, como irritações", contou.
O secretário de Meio Ambiente da cidade, Diego Messias, contou que ainda não recebeu a confirmação da existência da microalga tóxica no Rio Almada. Segundo ele, só depois disso será possível ficalizar e monitorar a área afetada.
"Ainda não fomos notificados pela Uesc, mas avistando a mancha é importante evitar tomar banho no local. Além disso, marisqueiros e pescadores não devem realizar as atividades nesses locais", afirmou.
Diego Messias ainda contou que a secretaria e a Marinha estão investigando um caso parecido. Uma outra mancha verde foi avistada por pescadores em alto mar, na zona norte da cidade há cerca de um mês. A mancha tinha forte odor e estava a cerca de uma milha e meia de distância da faixa de areia.
Fonte G1
 Transfobia Bahia: Mulher trans vai receber indenização após ser chamada de “senhor” em ônibus
 Transfobia Bahia: Mulher trans vai receber indenização após ser chamada de “senhor” em ônibus  Obras da Embasa  Embasa inicia obra em Riachão do Jacuípe
 Obras da Embasa  Embasa inicia obra em Riachão do Jacuípe   Golpe em Idosos Oração de Benção custa caro para idosos
 Golpe em Idosos Oração de Benção custa caro para idosos  Furto de cabos Furto de cabos de energia impacta mais de 7 mil baianos em 2025, aponta Neoenergia Coelba
 Furto de cabos Furto de cabos de energia impacta mais de 7 mil baianos em 2025, aponta Neoenergia Coelba  Fiscalização “São executadas de forma permanente e estratégica”, diz Agerba sobre fiscalização do transporte intermunicipal em Feira de Santana
 Fiscalização “São executadas de forma permanente e estratégica”, diz Agerba sobre fiscalização do transporte intermunicipal em Feira de Santana  parto inesperado PRF participa de parto inesperado na BR 324
 parto inesperado PRF participa de parto inesperado na BR 324 
Mín. 18° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 33°
Tempo limpoMín. 18° Máx. 30°
Chuvas esparsas