Nesta quinta-feira (30), a Secretaria Municipal de Educação realiza a II Feira Multidisciplinar, um grande encontro de conhecimento, criatividade e protagonismo estudantil, reunindo 23 escolas da rede municipal de ensino. O evento apresenta projetos nas áreas de Matemática, Ciências e Educação Ambiental, desenvolvidos por estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA.
Além das exposições, o público pode participar de atividades interativas e educativas em parceria com a Funtitec, o Serpentário da UEFS, o Laboratório de Animais Peçonhentos e o Observatório Antares.
Foto: Onildo Rodrigues
Durante a abertura, o vice-prefeito e secretário de Educação, Pablo Roberto, destacou a importância da feira como culminância dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano letivo.“O objetivo da Feira é celebrar todo o esforço e aprendizado construído nas escolas municipais ao longo do ano. Trabalhamos de forma intensa com Matemática, Ciências e Meio Ambiente, e hoje os alunos têm a oportunidade de apresentar à população de Feira de Santana os belíssimos projetos que realizaram. Essa é uma iniciativa fundamental, fruto da parceria entre a Prefeitura e a Fundação Cultural Egberto Costa”, ressaltou Pablo.
O secretário também enfatizou o protagonismo estudantil e o entusiasmo dos alunos durante o evento.“É gratificante ver a alegria deles ao compartilhar suas pesquisas e descobertas. Trabalhar para que nossos estudantes sejam protagonistas de sua própria história é o que nos motiva a seguir melhorando a educação pública de Feira de Santana”, afirmou.
De acordo com ele, o sucesso da Feira já inspira novos planos.“Essa edição cresceu muito, teve grande envolvimento de professores e alunos, e já estamos planejando para que, em 2026, o evento aconteça duas vezes: no primeiro e no segundo semestre”, adiantou.
Foto: Onildo Rodrigues
Entre os projetos apresentados, está o trabalho dos alunos do 7º ano, que criaram moedas personalizadas inspiradas em figuras históricas de Feira de Santana.
A estudante Alice Santos de Oliveira explicou a proposta.“Criamos moedas com nomes e símbolos de personagens importantes da nossa cidade, como Maria Quitéria, Luiz Caldas, Lucas da Feira e Thales Barbosa. Além de aprender sobre história e cultura local, estudamos cálculos de câmbio e conversão de valores. A nossa moeda, por exemplo, vale quatro reais”, contou Alice.
Já o aluno David Santos, do 9º ano, apresentou uma maquete sobre o Teorema de Pitágoras.“Aprendemos sobre os triângulos, sobre a história de Pitágoras e como aplicar os cálculos. Foi muito interessante construir o projeto em grupo”, disse.
“Além de aprender a teoria, pensamos em como aplicar esses conhecimentos na prática e até sugerimos melhorias para a escola. A feira é importante porque o que a gente aprende, outras pessoas também podem aprender conosco.”
Foto: Onildo Rodrigues
A professora Janaína Nascimento, uma das coordenadoras da Feira Multidisciplinar 2025, explicou que o evento é resultado de um trabalho contínuo desenvolvido nas escolas durante todo o ano.
“A feira é a culminância de um processo de pesquisa, experimentação e produção científica. As escolas desenvolvem projetos que estimulam o letramento matemático e a educação científica. É um momento em que o conhecimento se transforma em prática e ganha forma através do protagonismo dos estudantes”, destacou.
Segundo a professora, 25 escolas participam da edição deste ano — 23 com projetos próprios e duas convidadas —, envolvendo mais de 1.200 alunos diretamente e um alcance estimado de 10 mil estudantes em toda a rede.
“Temos escolas da sede e do campo, o que enriquece ainda mais o intercâmbio de saberes e experiências. A ciência encanta, transforma e aproxima os alunos da realidade. Ver o entusiasmo deles é o maior retorno do nosso trabalho”, concluiu.
Com informações: Onildo Rodrigues
Por: Mayara Nailanne
Ações no Rio Promotor João Gabriel Soares comenta ações no Rio de Janeiro e reflexos em Feira de Santana
Obras na BR-324 Governador Jerônimo Rodrigues fala sobre obras na BR-324, Anel de Contorno e duplicação da rodovia Feira–São Gonçalo
Fiscalização da ANP Jerônimo Rodrigues participa de encontro do setor de combustíveis em Feira de Santana
Exposição Museu Regional de Arte do Cuca recebe exposição de fotografias com drones
Vixe! Vídeo: Motorista e ambulante trocam socos no centro de Feira
ano letivo Feira de Santana abre cadastro de novos alunos online para o ano letivo de 2026 
Mín. 18° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 33°
Tempo limpoMín. 18° Máx. 30°
Chuvas esparsas