Levantamento realizado pela Neoenergia Coelba aponta que 7,6 mil clientes foram afetados pelo furto de cabos de energia na Bahia, entre janeiro e setembro de 2025. O número, que ainda é elevado, reduziu cerca de 60% quando comparado ao mesmo período do ano passado. O menor impacto aos consumidores é resultado das ações da distribuidora voltadas à instalação de tecnologia e aumento da resiliência da rede elétrica.
“O furto de cabos é uma prática criminosa que afeta milhares de pessoas e compromete o funcionamento de serviços essenciais, como hospitais e escolas. Sabendo deste problema, que é nacional, intensificamos nossas ações em campo e investimentos em tecnologias, resultando em um menor número de clientes afetados”, destaca Thiago Martins, Superintendente Técnico da Neoenergia Coelba.
A quantidade de furtos também diminuiu no período. No total, foram registradas 1.515 ocorrências neste ano, contra 1.603 casos em 2024 – uma redução de 5%. A redução das ocorrências é um reflexo da parceria institucional entre a Neoenergia Coelba e a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, que coordena a Operação Metallis, cujo objetivo é identificar os receptadores dos materiais roubados.
Os dados apontam que os municípios com maior número de ocorrências em 2025 foram Salvador (322 casos), Feira de Santana (148 casos), Conceição do Coite (119 casos), Serrinha (102 casos) e Camaçari (87 casos).
Investimento em tecnologias para diminuir o impacto aos clientes
A redução de 60% no número de clientes afetados pelo furto de cabos na Bahia demonstra que os investimentos da Neoenergia Coelba para tornar a rede elétrica mais robusta e resiliente vêm dando certo. A distribuidora implantou mais de 2 mil equipamentos que permitem a recomposição dos consumidores em até 60 segundos em caso de interrupções (self-healing).
Outra iniciativa da distribuidora é a construção de novas redes elétricas, possibilitando maior flexibilidade operacional. Somente em 2025, 30 novos circuitos foram construídos pela Neoenergia Coelba. O sistema também possui mais de sete mil religadores, que permitem as manobras entre os diferentes circuitos e normalizam os clientes com rapidez.
Medidas para coibir o furto
Somado às tecnologias, a distribuidora também intensificou as ações de monitoramento e medidas operacionais para dificultar o acesso indevido à rede elétrica. Entre as ações, estão a instalação de inibidores de acesso nos postes de energia, que impedem a escalada por pessoas não autorizadas, e a substituição das caixas subterrâneas por materiais chumbados com concreto e solda, reduzindo a vulnerabilidade do sistema.
A empresa também desenvolveu um dispositivo que realiza a blindagem de cabos que compõem os religadores. Quando esses fios são furtados, os religadores ficam inoperantes e a normalização de uma ocorrência que aconteceria em segundos, pode levar horas.
Canal de denúncia
A distribuidora reforça que qualquer cidadão pode ajudar a combater a prática. Caso alguém seja visto manipulando a rede elétrica sem a farda da Neoenergia Coelba, a população deve denunciar pelo Disque Denúncia Bahia (181).
Em caso de falta de energia, o contato deve ser feito pelo teleatendimento 116.
Golpe em Idosos Oração de Benção custa caro para idosos
Fiscalização “São executadas de forma permanente e estratégica”, diz Agerba sobre fiscalização do transporte intermunicipal em Feira de Santana
parto inesperado PRF participa de parto inesperado na BR 324
Homicídio Mulher é presa por tentativa de homicídio contra a filha
Processo Empresário feirense é investigado por ligação com o PCC é processado por uso da marca Shell
Acidente Jovem morre após cair da carroceria e ser atropelado pelo próprio carro 
Mín. 19° Máx. 32°
Mín. 19° Máx. 33°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 33°
Tempo limpo