Considerado “guru” do bolsonarismo”, o escritor Olavo de Carvalho, em postagem em uma rede social, defendeu a renúncia de Bolsonaro caso não seja capaz de "defender a liberdade dos seus mais fiéis amigos". O escritor disse que era preferível que o presidente saísse da cena política a "perder o prestígio que em outras épocas soube merecer".
"Bolsonaro: Se você não é capaz nem de defender a liberdade dos seus mais fiéis amigos, renuncie a vá para casa antes de perder o prestígio que em outras épocas soube merecer", escreveu Carvalho em sua conta no Twitter.
Instado, Olavo esclareceu, em outra postagem, que não quer uma renúncia imediata: “ "Não pedi renúncia nenhuma, pus a coisa no condicional "
Problemas financeiros
Olavo não disse quem eram os “fiéis amigos” que Bolsonaro deveria defender. Segundo o Estadão, Olavo vive um momento delicado financeiramente, após 250 empresas dissociarem suas marcas de conteúdos publicados pelo escritor. Ele chegou a perder cerca de 30% dos alunos que pagavam mensalidades de seus cursos por meio do PayPal, uma das empresas que baniu Olavo.
O escritor também enfrenta processos judiciais. Em outubro, foi condenado a pagar R$ 2,9 milhões a Caetano Veloso, uma indenização por propagar fake news a respeito do artista baiano.
Seguidores de Bolsonaro têm se posicionado nas redes socais de Olavo contra as recentes prisões de apoiadores do presidente, como o blogueiro Oswaldo Eustáquio e a militante Sara Fernanda Giromini.
A Polícia Federal investiga a participação dos dois em um suposto esquema de organização e financiamento de atos em defesa da ditadura militar e pelo fechamento do Congresso Nacional. .
Mín. 17° Máx. 30°
Mín. 18° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 30°
Parcialmente nublado