A nova diretoria da Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) foi empossada na manhã desta quarta-feira, 10, na sede do órgão, em Brasília-DF. Tomaram posse os diretores Thiago Lopes Cardoso Campos, Daniela Marreco Cerqueira e Leandro Pinheiro Safatle (diretor presidente), que passam a compor a direção do colegiado junto com Daniel Meirelles Fernandes Pereira e Rômison Rodrigues Mota. O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, representou o Governo da Bahia na solenidade.
A Anvisa é uma autarquia federal, ligada ao Ministério da Saúde, que tem a missão de proteger a saúde da população através do controle sanitário de produtos e serviços, como medicamentos, alimentos, cosméticos e o ambiente em que vivemos. Na opinião do secretário baiano, a nova diretoria do órgão tem tarefas importantes na defesa da ciência, da soberania nacional e dos interesses do Sistema Único de Saúde. “Nesse momento, em que o governo federal faz uma cruzada em defesa do interesse nacional e contra o autoritarismo norte americano, é muito estratégico que agência tenha em conta a defesa da indústria nacional; o fortalecimento do complexo industrial da saúde; a defesa de uma alimentação saudável; e a proteção dos grupos sociais mais vulneráveis”, defendeu Freitas.
O titular da Justiça e Direitos Humanos da Bahia destacou ainda estar seguro de que, além da condução técnica competente do órgão, os novos diretores resistirão a qualquer tipo de pressão econômica ou política que ameacem desvirtuar o espírito público que deve orientar a atuação do órgão. Sua fala trouxe também a importância da atuação forte do Estado na regulação firme do segmento, que responde por ampla parcela da economia nacional, considerando o contexto de pressões de interesses empresariais nas áreas de saúde; alimentação e cosméticos, em âmbito nacional e internacional.
Felipe Freitas destacou a presença de um baiano entre os novos diretores, afirmando que Thiago Campos é um orgulho para a Bahia. “Formado na militância da saúde pública, Thiago acumulou experiências riquíssimas no setor público e privado da saúde, sempre em defesa do sistema público e da oferta de serviços públicos universais; inclusivos; gratuitos e de qualidade. A presença de Thiago na alta direção da regulação sanitária do país faz justiça à militância do movimento negro que historicamente sonhou participar dos espaços de gestão do SUS e contribuiu para consolidar dentro do sistema a pauta da equidade e da não discriminação”, completou.
Mín. 17° Máx. 32°
Mín. 19° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 31°
Parcialmente nublado