Duas enormes faixas colocadas no edifício Ana Muller, na Avenida Getúlio Vargas em Feira de Santana-BA, chamam a atenção de quem passa pelo centro da Princesa do Sertão. Uma delas, colocada pela APLB - Sindicato dos Professores, diz Fora Bolsonaro; a outra faixa, amarelona, que não tem identificação de quem a colocou, diz "Bolsonaro os honestos apoiam".
São duas manifestações que expressam abertamente o momento que estamos vivendo no Brasil: a polarização política ao Bolsonarismo e o anti-Bolsonarismo. No entanto, a faixa amarela afirmando "Bolsonaro os honestos apoiam", chamou muito nossa atenção.
Será que a pessoa que não apoia Bolsonaro pode ser considerada desonesta, trapaceira, corrupta... simplesmente porque não apoia o presidente? Isso quer dizer que aquelas pessoas que apoiam o ex-presidente Lula são desonestos, bandidos, corruptos só porque o apoia? E aqueles que não apoiam nem o Bolsonaro e nem o Lula, que preferem manter-se neutros, como são classificados(as) por essa gente?
Será que o(a) consumidor(a) ao escolher o estabelecimento em que faz suas compras, essa escolha ocorre porque o proprietário é da direita ou da esquerda? Ou essa escolha leva em consideração critérios como preço, atendimento, qualidade dos produtos entre outros critérios?
Fica a dica para os manifestantes, que têm lado político - e é um direito constitucional de cada um(a) -, que cabe a outrem, também constitucionalmente, o direito de escolher A, B, C ... e até de manter-se neutro, sem, no entanto, salvo melhor juízo, ser tachado de desonesto, corrupto ou coisa que o valha. Lembrem-se: nem tudo que é bom para você é bom para o outro.
Afinal, é como diz o ditado “RESPEITO É BOM E EU GOSTO!”. Ou seja, respeite para ser respeitado(a).
Por Luiz Santos Radialista e jornalista
Mín. 17° Máx. 26°
Mín. 18° Máx. 27°
Tempo nubladoMín. 17° Máx. 29°
Tempo nublado