Feira de Santana vem registrando altos índices de violência, só nos meses de abril e maio foram quase 100 pessoas mortas a tiros no município. Recentemente uma ONG mexicana, Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal, colocou a Princesa do Sertão como a 9ª cidade mais violenta do mundo, dados contestados pela cúpula da segurança pública da Bahia, que acharam melhor desqualificar as informações e não adotaram nenhuma ação para coibir a violência.
No último dia (26/04), o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins da Silva, esteve no Ministério da Justiça em Brasília-DF, buscando ajuda para a implantação ou ampliação do sistema de videomonitoramento, equipamentos que devem ajudar no combate à violência.
De volta a Feira de Santana, Martins publicou um vídeo onde faz duras críticas ao governo do estado sobre a segurança pública em Feira de Santana. Essa fala do gestor municipal gerou reação e insatisfação dos deputados federal Zé Neto (PT) e do deputado estadual, Robison Almeida do mesmo partido, além do alto comando do Palácio de Ondina. O governador da Bahia, Rui Costa (PT), ao rebater as críticas do mandatário municipal chegou ser indelicado, não com Colbert Martins (MDB), mas com todos os munícipes e chegou a dizer que “a cidade é suja".
O governador Rui Costa também falou sobre os investimentos do gestor municipal na educação infantil, e disse que Martins “foi contaminado pelo vírus do presidente Bolsonaro”. Realmente o prefeito Colbert Martins precisa investir mais na educação das crianças, na iluminação pública, limpeza das ruas, entre outras ações. Até porque violência não se combate só com policiamento nas ruas e sim com ações efetivas para evitar a violência não permitindo que os jovens sejam alcançados pelos traficantes, aliciadores e patrocinadores que lucram com a desgraça alheia.
Resumo da ópera: não adianta o prefeito Colbert Martins ficar só gravando vídeos criticando a violência e indo a Brasília buscar videomonitoramento, é preciso agir rápido investindo nas crianças. De outro lado, ao governador Rui Costa não adianta ficar respondendo com ódio, provocando burburinho político, tem que implementar ações efetivas de enfrentamento ao problema. Já são 15 anos do governo petista na Bahia e a violência só tem aumentado no estado.
Volto a repetir, violência não se combate apenas com viaturas e mais polícias nas ruas. Mas, é inadmissível, imperdoável, inaceitável constatar que a Orla Marítima de Salvador tem policiamento ostensivo maior que todo o município de Feira. A Princesa do Sertão, e toda a Bahia, precisa, urgentemente, de mais ações de governo do estado.
Afinal, esse disse me disse entre o prefeito Colbert Martins e o governador Rui Costa não vai diminuir a violência em nosso município, pelo contrário, pode até contribuir para o aumento. Queremos mais ações e menos discussões políticas, esqueçam os palanques, isso não é hora de debate partidário. Trabalhem e poderão colher os resultados nas urnas em 2022.
Por Luiz Santos
Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 18° Máx. 27°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 27°
Tempo nublado