Alguns dizem que a mentira repetida várias vezes ela se torna verdade. Antes quero dizer que essa afirmação é mentirosa, não tem embasamento nenhum e só acredita em mentira quem é mentiroso(a). Sou daqueles que acredita que a verdade, mais cedo ou mais tarde, vêm à tona custe o que custar; não adianta esconder ou tentar desviar o foco, a verdade pode até demorar mais em algum momento ela chega.
No jornalismo, um dos princípios básicos é “apurar e apurar exaustivamente” para chegar à verdade, sempre consultando as fontes oficiais. Nesse momento de tantas fakes news, no exercício do jornalismo sério, devemos estar ainda mais atentos, porque as informações chegam a todo instante na palma da nossas mãos e o que parece ser um grande furo de reportagem pode não passar de um crime de fake news, e é preciso que estejamos atentos mais do que nunca. Porém, já dizia o saudoso jornalista Ricardo Eugênio Boechat, morto em um desastre aéreo em 2019, “entre o povo e as fontes oficiais, é melhor ficar com o povo”.
Na manhã de sábado, 22, recebemos vários áudios e vídeos de um possível arrastão na avenida José Falcão da Silva em Feira de Santana-Ba, deixando motoristas, transeuntes e comerciantes bastante assustados com a ação de meliantes. O Conectado News entrou em contato com a PM que informou tratar-se de manifestação onde “homens atearam fogo em pneus e madeiras, mas os mesmos quando viram a presença da polícia correram embreando-se no matagal, tendo a polícia permanecido no local até que tudo se normalizasse”.
Após publicarmos essa justificativa da PM, várias informações chegaram a redação do Conectado News dando conta que realmente foi uma tentativa de arrastão, até porque durante os meus mais de 20 anos de jornalismo nunca vi, durante uma manifestação popular reivindicatória alguém sair correndo pelo matagal. Geralmente ocorre o contrário, isto é, os manifestantes ficam até o final negociando com os setores competentes.
É bom que os responsáveis pela briosa PM em Feira de Santana não queiram esconder a verdade dos fatos, e que o senhor governador da Bahia, Rui Costa (PT), fale menos e trabalhe mais pela segurança pública, fazendo com que Feira de Santana e nossa querida Bahia não se tornem um Rio de Janeiro, territorializada pelo crime, em especial o tráfico de drogas. Vamos usar a inteligência e levar ações do Estado à população, e não apenas a ação policial.
Por fim, fica a dica: verdade é verdade e mentira ela pode ser contada mil vezes, mas a verdade chega. Não adianta esconder os fatos. E contra fatos não há argumentos.
Por Luiz Santos
Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 18° Máx. 27°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 27°
Tempo nublado