“Sou Tricolor de coração; Sou do clube tantas vezes campeão; Fascina pela sua disciplina; O Fluminense me domina; Eu tenho amor ao Tricolor.” Assim diz o hino do tricolor das laranjeiras, do clube “pó de arroz”, clube das elites “fluminenses” da sociedade carioca. Não é daquele Fluminense que vamos falar. O Fluminense ao qual nos referimos é o de Feira de Santana.
História
Segundo informações colhidas (sic), o Fluminense de Feira Futebol Clube, foi fundado em 1941 por um grupo de jovens feirenses que eram torcedores do Fluminense do Rio de Janeiro. A paixão era tanta que as cores eram similares as do homônimo carioca. Fluminense aqui em Feira, por que mesmo? Poderiam perguntar alguns. Quiçá, falta de imaginação para a denominação de um clube nordestino. Diriam os autores deste escrito. Olhe que o nordeste é rico em denominações, tem um linguajar próprio. Fluminense? Nada a ver com a nossa cultura, com as nossas tradições. De qualquer modo, aceitemos Fluminense de Feira Futebol Clube e indagamos: Será que pelas bandas do sul teríamos um clube denominado Baiano de Niterói, por exemplo? Provavelmente não.
O tempo passou e em 1944, ou seja, três anos depois de fundado, o Touro do Sertão, como também é conhecido o clube, filiou-se à antiga Liga Feirense de Desportos Terrestres, atual Liga Feirense de Desportos (LFD). Em 1954 o clube foi profissionalizado e passou a disputar, também, o campeonato de futebol profissional que até hoje é promovido pela Federação Bahiana de Futebol, sendo campeão da competição em 1963 e 1969 e outras seis vezes vice-campeão (1956/68/71/90/91/02).
Além dos dois títulos conquistados no “Baianão”, o Touro do Sertão conquistou em 1998 a Taça Estado da Bahia; 2006 o título da Copa SERBA, competição promovida pelas federações de futebol de Sergipe e Bahia. Os representantes da Bahia foram Colo Colo, Bahia, Fluminense de Feira e Vitória; de Sergipe participaram Confiança, Guarany, Pirambu e Sergipe. Em 2009 e 2015, o Flu de Feira conquistou o título de campeão da Copa Governador do Estado da Bahia. Como amador, de acordo com a LFD, o clube tem oito títulos do campeonato municipal de futebol amador (1947/49/50/53/67/68/69/88), promovido pela Liga Feirense de Desportos.
Durantes 13 anos, segundo a história do próprio clube, disponível em https://www.fluminensedefeirafc.com.br/ nossa-historia, o Flu de Feira foi o único time do interior a participar da primeira divisão do Campeonato Baiano. Somente a partir de 1967 outros clubes do interior juntaram-se ao Fluminense e aos grandes da capital para disputar a primeira divisão. É, também, o time do interior baiano com maior participação em competições nacionais tendo inclusive disputado o Campeonato Brasileiro em todas as suas divisões (A, B, C e D). Por duas vezes o Touro do Sertão foi vice-campeão da segunda divisão do campeonato baiano de futebol (1999 e 2015).
Esse eu escrevi com um amigo meu, professor Pedro Torres, antes do Flu ser rebaixado.
Por Carlos Alberto Professor/Radialista e Por Pedro Torres Filho -Professor
Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 18° Máx. 27°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 27°
Tempo nublado