É um assunto polêmico, onde muitas pessoas influentes concordam mas não tem coragem de defender abertamente, com medo das críticas, da descriminação e o que outros vão pensar.
Estamos falando da descriminalização ou liberalização das drogas, duas coisas bem parecidas porém diferentes, uma trata-se de abolir qualquer tipo de punição a outra trata-se do controle mediante a legislação desde o plantio até a produção.
Para alguns especialistas, a descriminalização das drogas no Brasil iria contribuir para a diminuição da violência provocada pelo tráfico de drogas.
O Secretário de Segurança Pública da Bahia, o juiz aposentado, Ricardo Mandarino, é um dos defensores dessa ideia da descriminalização das drogas. Em visita a Feira de Santana, eu Luiz Santos, fiz esse questionamento a Mandarino, que respondeu-me sem titubear, dando explicações do porquê ele entende que a descriminalização das drogas contribuiria muito para a diminuição da violência.
Na visão de Mandarino, os impostos arrecadados com a alta taxação de tributos diminuiria o consumo, assim como aconteceu com cigarros, e os recursos seriam usados para saúde pública.
Pergunto, o Brasil está preparado para uma política de saúde pública de descriminalização das drogas? Será que reduziremos o número de dependentes químicos, provocado por drogas ilegais ou teríamos uma cracolândia em cada esquina dos mais de 5 mil municípios brasileiros?
A descriminalização das drogas ajudaria mesmo na redução da violência?
As pessoas teriam vergonha de usar ou se tornaria um artigo de luxo?
E você o que pensa? Está disposto a contribuir para diminuição da violência ou contribuí diretamente usando drogas ilícitas e diz que usa socialmente?
Por Luiz Santos
Ouça a entrevista com o secretário Ricardo Mandarino
Produção podcast Ana Meire Dias
Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 18° Máx. 27°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 27°
Tempo nublado