Quarta, 06 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Artigo Por que ?

Por que usar capacete?

Por Luiz Santos

09/05/2021 12h21 Atualizada há 4 anos
Por: Ana Meire Fonte: Conectado News
Imagem: Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

Estamos vivendo o Maio Amarelo, onde empresa responsáveis e Denatran desenvolvem campanha de conscientização para reduzir o alto índice de acidentes em todo território nacional. Fazendo uma pesquisa rápida, encontramos números estarrecedores quanto as mortes no trânsito, em média 80 pessoas perdem a vida diariamente. 

O Brasil está entre os 10 países que mais mata no trânsito, 90% dos acidentes estão relacionados a imprudência do motorista. Ainda segundo a Polícia Rodoviária Federal, muitos desses acidentes poderiam ser evitados se as leis de trânsito fossem respeitadas, a sinalização, o respeito a  velocidade máxima permitida, o uso do cinto de segurança, capacete, o não uso de celular ao volante, não dirigir sob efeito de álcool e uma séries de orientações, que se seguidas, reduziremos a epidemia de mortes no trânsito Brasileiro.

O CTB (Código Trânsito Brasileiro), prevê no seu artigo 244 as seguintes penalidades para aqueles que forem flagrados pilotando uma motocicleta, motoneta, ou ciclomotor sem usar capacete, eles podem ter o veículo apreendido, multa e suspensão do direito de dirigir. No entanto, infelizmente essa prática de conduzir moto sem uso do capacete é muito comum em vários municípios brasileiros, principalmente aqueles menores. Já vimos até relatos de delegados de polícia passando por cima do CTB, proibindo o uso do capacete. Na visão do "delegado coronel", o uso do capacete facilita a prática de outros delitos, por isso, eles entendem que assim estarão contribuindo para diminuição da violência, mas acaba contribuindo para outra.

Mas no sábado 8/05, o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, entrou para história. Mais uma vez, o homem que desrespeita constantemente vários decretos por não usar máscara, equipamento recomendado para conter o avanço do Coronavírus, ontem ele atropelou o CTB, pilotando uma moto com outro irresponsável, o empresário Luciano Hang, durante uma inauguração de uma ponte em Abunã, Porto Velho. A ponte vai facilitar a vida de muitos brasileiros que estavam isolados praticamente há 7 anos, mas o mito como alguns apaixonados fazem questão de chamá-lo, deu um péssimo exemplo ao desfilar de moto sem capacete, o que fez com as mãos desfez com os pés.

Pergunto como o cidadão comum, vai usar capacete desde quando se o presidente Bolsonaro não usa?

Fica a dica, não siga o exemplo do presidente, use capacete, respeite as leis de trânsito, preserve sua vida e a vida de outros.

 

Por Luiz Santos 

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Roque de Almeida SouzaHá 4 anos Feira de Santana BahiaEstamos liquidados
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.