Quarta, 06 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Artigo Bandido bom

Bandido bom é bandido morto

Por Luiz Santos

08/05/2021 09h59 Atualizada há 4 anos
Por: Ana Meire Fonte: Conectado News
Foto Reginaldo Pimenta
Foto Reginaldo Pimenta

 

É comum ouvirmos muitos usarem essa frase, "bandido bom é bandido morto" quando são vítimas da violência que atinge todos os brasileiros, mas principalmente quando são abatidos nas supostas troca de tiros ou AR (Auto de Resistência). 

E essa matança desenfreada que enfrentamos diariamente? bandido matando homens de bem, matando polícia, polícia matando bandido etcetera, como aconteceu no Jacarezinho  Rio de Janeiro onde 28 pessoas foram assassinadas entre elas um policial civil.

Essa ideia de bandido bom é bandido morto é reflexo da situação que o país atravessa há décadas,  sem nenhuma política estruturante que leve dignidade esperança, principalmente para aqueles menos favorecidos. 

Uma pesquisa do Instituto Datafolha realizada em 2016, aponta que para 57% dos entrevistados, bandido bom, é bandido morto. E você pensa assim também?

O que fizeram os nossos governantes, desde que essa pesquisa foi realizada, para diminuir a violência no Brasil? Será que única política pública que chega nesses locais é polícia com armas em punho matando e sendo morta? 

Cadê a saúde, educação, emprego, saneamento básico, transporte público e cultura que não chega até essas vítimas do sistema? 

Os poderes públicos se escondem, se omitem e o tráfico abraço e depois gera essa violência de todas as partes, e que as vezes são irreversíveis, porque as crianças que presenciam uma matança como esta, ocorrida no Jacarezinho, infelizmente tendem a copiar esse péssimo exemplo, achando que tudo só resolve na bala matando e sendo morto, sem perspectiva de dias melhores. 

Porque os nossos políticos ganham altos salários, com direito até carro blindado pago com o nosso dinheiro, como recentemente disse a deputada federal professora Dayane Pimentel, que anda desfilando com carro blindado na Bahia e em Brasília para se defender da violência.

Pergunto, qual a blindagem que a favela recebe para não ser abraçada pelo tráfico?

Enquanto eles comem caviar, na favela come-se rapadura e as vezes os traficantes, que infelizmente dão uma de bozinhos para coptar as crianças a se tornarem soldados do exército do crime.

Devemos nos lembrar que violência só gera violência, pra toda ação há uma reação, só matar bandido não vai nos fazer mais seguros, muitas das vezes nos tornamos mais vulneráveis.

Que esse péssimo exemplo, essa operação desastrosa acorrida no Jacarezinho não se repita novamente em outros locais, que eles tirem uma lição para o resto da vida, que possa combater o crime não só na base da bala, mas oferecendo condições de vida para as crianças de hoje, que não sejam os marginais de amanhã. Que elas sejam cooptadas para o bem e não para o mal e você que está no erro ainda há tempo para sair.

 Você que pensa que bandido bom é bandido morto reflita, analise suas ideias.

 

Por Luiz Santos 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.