Quarta, 27 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Feira de Santana Trem Feira Salvador

Projeto do trem Feira-Salvador chega a penúltima fase e só precisa de aval do Ministério dos Transportes para sair do papel

Feira de Santana

27/08/2025 14h13 Atualizada há 2 horas
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Ascom
Ascom

Por Luiz Santos e Hely Beltrão

Falta pouco para o sonho se tornar realidade: o projeto do trem Feira - Salvador, que tem sido pauta de diversas reportagens ao longo dos anos pelo Conectado News, está em sua penúltima fase. Após ter sido aprovado pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), está agora no Ministério dos Transportes, precisando apenas de um posicionamento do governo federal, segundo informações do engenheiro Danilo Ferreira ao Conectado News.

"Mais uma etapa vencida, nosso projeto foi aprovado pela ANTT e encaminhado para o Ministério dos Transportes, com toda essa força que fizemos, estudos técnicos, o movimento que foi feito, para que isso possa se transformar em realidade, vamos agora aguardar uma posição do governo federal, que tem a prerrogativa de qualificar como política pública essencial ao país, tenho certeza que abraçarão esse projeto, e nos dar esse entendimento, pois de fato é uma política pública importante, que transformará a Bahia e que se coloca no Brasil com um movimento muito forte".

Próximos passos

"Essa é a penúltima etapa do processo de autorização ferroviária, o próximo passo é ter esse entendimento do governo federal, através dos Ministério dos Transportes, está nas mãos do secretário Nacional dos Transportes, Leonardo Cezar Ribeiro, através do ministro Renan Filho, nos antecipamos, levando algumas demandas nossas, antes do projeto chegar, conheciam e entendiam a respeito, vamos, mais uma vez, marcar uma reunião com o secretário, ministro e a equipe técnica do ministério, defender o projeto, sair de lá com essa outorga, assinar o contrato e iniciar o processo de desenvolvimento do projeto ferroviário para implantar a ferrovia".

"Não envolve dinheiro público, mas o governo pode ajudar"

"Não envolve dinheiro público, mas, ao mesmo tempo, é necessário que o governo abrace como uma ideia de Estado, entenda a importância disso, defenda esses projetos junto ao mercado internacional, dê confiança aos investidores que estão chegando, não terá dinheiro público, mas pode ajudar muito fazendo remanejamento de linhas de ônibus, organizando todo o ambiente de implantação do negócio, que depende de uma interlocução com o setor público, como sempre digo, esse projeto não é nosso, é da sociedade baiana, somos apenas um instrumento para colocar isso de pé, precisamos de todos juntos dando as mãos para que tudo possa acontecer da melhor maneira possível".

Relembre a série de reportagens sobre os desdobramentos da implantação do trem Feira Salvador:

Trem Feira Salvador começará a ser construído em até 3 anos; afirma engenheiro

Trem Feira Salvador custará mais de R$ 2 bilhões de reais, diz CCR

Durante evento, Jerônimo revela detalhes sobre estudo de implantação do trem Feira-Salvador

Exclusivo: Escritório de engenharia fecha contrato para estudo de implantação de trem Feira-Salvador

"Viagem de trem Feira Salvador poderá levar 30 minutos", diz engenheiro responsável pelo projeto

Trem Feira Salvador contemplará 4 milhões de usuários, diz novo estudo realizado por empresa privada

Reunião discute implantação de trem ligando Feira à Salvador com trajeto em meia hora

Trem Feira Salvador contemplará 4 milhões de usuários, diz novo estudo realizado por empresa privada

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.