Por Luiz Santos e Hely Beltrão
A ocupação desenfreada da zona rural de Feira de Santana tem sido alvo de duras críticas pelos vereadores, principalmente Jurandy Carvalho (PSDB), que propõe um projeto para regulamentar a situação. Ao Conectado News, o vereador disse que o atual modelo tranforma a zona rural em urbana e diminui a qualidade de vida dos moradores.
"A nossa zona rural está sendo destruída com a venda de lotes de 10x30, 7x30, muitas vezes fora do que diz o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) com relação a zona rural, que determina que os lotes na zona rural devem ser de duas tarefas de terra, ou seja, 8.712 m²*. Estamos apresentando um projeto que pede ao poder público municipal que seja feita a estruturação da zona rural. Quando pedirem que seja feita a liberação de loteamento, que tenha serviços de água, luz, avenidas, corredores verdes, para que seja realmente rural, porém, o que temos visto atualmente é a destruição da zona rural, das nossas lagoas e riachos que tem causado um prejuízo enorme aos moradores, estão acabando, favelizando a zona rural, esse projeto servirá para acabar com esse desmando".
Aprovação do projeto
"Temos recebido sim, apoio dos colegas vereadores, que concordam com o que está sendo proposto, quem vai para a zona rural quer plantar, ter sossego, paz, porém, ultimamente tem sido um lugar para onde as pessoas não querem mais ir, a venda de lotes pequenos, favorece a mudança de zona rural para zona urbana e isso não queremos", concluiu.
* Nota do Conectado News: duas tarefas podem ter um valor que varia significativamente de região para região no Brasil. Em algumas áreas, 2 tarefas podem equivaler a aproximadamente 6.050 m² (2 tarefas de 3.025 m²), enquanto em outras, como na Bahia, o valor de uma tarefa é maior, chegando a 4.356 m², o que faria 2 tarefas terem 8.712 m².
Mín. 19° Máx. 27°
Mín. 17° Máx. 30°
Parcialmente nubladoMín. 19° Máx. 28°
Chuvas esparsas