O tratamento da endometriose, realizado no Ambulatório de Saúde da Mulher de Feira de Santana, tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das mulheres afetadas pela doença, oferecendo acompanhamento especializado e opções terapêuticas que ajudam a reduzir os sintomas e controlar a progressão da enfermidade. O atendimento ocorre duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, das 13h às 17h, com uma abordagem multidisciplinar voltada para o cuidado integral das pacientes. De janeiro a junho de 2025, já passaram pelo setor de ginecologia e obstetrícia do ambulatório 2.917 mulheres.
Com uma estrutura moderna e uma equipe altamente qualificada, o tratamento da endometriose é oferecido através do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença afeta cerca de 7 milhões de mulheres no Brasil. Embora não exista cura definitiva, muitas pacientes conseguem controlar os sintomas de forma eficaz com o tratamento adequado.
A responsável técnica do setor de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher), Andréa Alencar, explica que a endometriose impacta diretamente a qualidade de vida das mulheres, com sintomas que variam de leves a graves. "A doença pode causar dor pélvica crônica, dor durante a relação sexual, sangramentos menstruais intensos e até problemas gastrointestinais. Trata-se de uma condição crônica que afeta mulheres na idade reprodutiva, quando a mucosa que reveste a parede interna do útero cresce fora do órgão, produzindo estrogênio e gerando os principais sintomas", explica a especialista.
Além dos sintomas físicos, Andréa destaca os impactos psicológicos da doença. "A endometriose pode causar infertilidade, reduzindo as chances de gravidez natural. Ela afeta o psicológico da paciente, contribuindo para o desenvolvimento de ansiedade, depressão e estresse. A condição também pode levar a faltas no trabalho, dificuldades de concentração e queda no desempenho profissional, interferindo diretamente na carreira e na segurança financeira das mulheres", afirma.
Mudança de Rotina e Cuidados Com a Saúde
Para controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida, a especialista ressalta a importância de mudanças no estilo de vida. "Uma alimentação saudável, a prática regular de exercícios físicos, boa higiene do sono e gerenciamento do estresse são fundamentais para controlar a doença e melhorar a qualidade de vida das pacientes", sugere Andréa Alencar.
Acompanhamento Multidisciplinar
O atendimento no Ambulatório de Saúde da Mulher é realizado por uma equipe especializada em ginecologia e obstetrícia, composta por Andréa Alencar, Érica Lima Araújo e Núbia de Fátima, todas especialistas do Hospital Inácia Pinto dos Santos. Além disso, o tratamento conta com a intervenção de psicólogos, fisioterapeutas e outros profissionais de saúde, proporcionando um acompanhamento completo para as pacientes. O agendamento das consultas pode ser feito através da central de regulação ou diretamente no ambulatório.
De acordo com Gilberte Lucas, diretora-presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, o tratamento da endometriose no Ambulatório de Saúde da Mulher vai além de uma especialidade da ginecologia. "Estamos cada vez mais fortalecendo a assistência às mulheres. O tratamento da endometriose é uma importante conquista para o município, e com muito empenho conseguimos implantar um centro especializado para as mulheres de Feira e região", ressalta.
Assistência Completa no Ambulatório
Gilberte Lucas enfatiza que a assistência oferecida no Ambulatório de Saúde da Mulher é integral. Além do tratamento especializado em ginecologia, diagnóstico e prevenção, as pacientes têm acesso a tratamentos cirúrgicos, quando necessário, e à inserção de métodos contraceptivos reversíveis e de longa duração, como o Mirena e o Implanon. "Nossa missão é garantir que as mulheres tenham o cuidado completo, que abarca desde a prevenção até o tratamento cirúrgico, sempre com a melhor qualidade e atenção possível", destaca.
O Ambulatório de Saúde da Mulher está localizado na Rua Caetité, 550, no bairro Jardim Cruzeiro. Para mais informações e agendamento de consultas, o telefone é (75) 3624-2370.
Fonte Secom
Foto: Fátima Brandão
Mín. 18° Máx. 26°
Mín. 18° Máx. 27°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 28°
Tempo limpo