Morreu neste domingo (20) a cantora Preta Gil, aos 50 anos. Filha de Gilberto Gil, ela lutava contra um câncer, e realizava procedimentos nos Estados Unidos. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da artista. A coluna Futricando, do Conectado News, lamenta o falecimento e se solidariza com a família.
Preta Maria Gadelha Gil Moreira, nascida em 8 de agosto de 1974, no Rio de Janeiro, Preta é filha do cantor e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil com Sandra Gadelha. Irmã da chef de cozinha Bela Gil, tem um único filho, Francisco Gil, fruto do relacionamento com o ator Otávio Müller. Francisco é integrante do trio musical Gilsons e pai de Sol de Maria, neta da cantora.
Preta construiu uma carreira multifacetada como cantora, atriz, empresária e apresentadora. Estreou no mercado fonográfico em 2003 com o álbum "Preta", e ao longo dos anos consolidou-se como uma das vozes mais marcantes da música brasileira, além de referência na luta contra o preconceito e em prol da liberdade de expressão. Também criou o tradicional Bloco da Preta, que arrasta milhares de foliões no carnaval do Rio de Janeiro.
Tratamento da doença
O diagnóstico foi revelado pela própria artista em suas redes sociais no início de 2023, quando descobriu um tumor no reto. Desde então, ela tem compartilhado com o público, de forma transparente e sensível, os altos e baixos do tratamento. Inicialmente submetida à quimioterapia, Preta enfrentou uma grave infecção generalizada (sepse) durante o quinto ciclo, sendo levada à UTI com risco de vida.
Nos últimos meses, a cantora estava residindo nos Estados Unidos para amplificar o tratamento, em busca da cura.
Mais detalhes em instantes. Reportagem em atualização.
Mín. 17° Máx. 27°
Mín. 17° Máx. 26°
Parcialmente nubladoMín. 19° Máx. 28°
Chuvas esparsas