Por Luiz Santos e Hely Beltrão
Na manhã deste sábado (19), foi publicada no Diário Oficial de Feira de Santana a Portaria nº 96/2025, que concede Licença de Alteração ao A.F.S Aeroporto de Feira de Santana S.A. A autorização permite a ampliação da pista em 300 metros e a execução de melhorias operacionais e ambientais no terminal.
A licença, emitida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM), exige o cumprimento de diversas condicionantes, como a implantação de um Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO), elaboração de Plano de Emergência Aeronáutica (PEAA) e instalação de sistema contra incêndios.
Muita gente diz que o aeroporto é meu, mas na verdade somos donos de uma concessão, tendo a mesma vontade que todo o município tem de ver esse aeroporto funcionando, esse é um gigante adormecido. Passamos por várias etapas, primeiro, precisava de cartas geográficas homologadas, a fim de que um piloto durante à noite possa se guiar por instrumentos para pousar, esse obstáculo já foi vencido há mais de 1 ano. A outra etapa, solicitamos ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), para fazer uma ampliação da pista em 300 metros, recapear toda a pista, atualmente a espessura da pista é de 30 e deve passar para 36. Conforme conversa com a pessoa que ganhou a concessão, deverá verificar, pois, se constar 36 no processo, será feito um aditivo passando para 36, pois aeronaves de 190 lugares poderão pousar, traremos também empresas de cargas, estamos apenas aguardando a publicação da SEMMAM (Secretaria Municipal do Meio Ambiente) em Diário Oficial, pois precisava fazer a alteração de uma licença, onde demorou 40 dias para passar uma certidão para a empresa vencedora da licitação, a fim de que possa começar a construção. Finalizando isso, transformaremos nosso aeroporto em um gigante, onde gostaríamos de partir com destino a diversos lugares do Brasil e do mundo, tem uma empresa táxi aéreo de um amigo que está vindo para Feira, que coordenará toda essa parte, pois ele tem um conhecimento vasto. Assim, comemorarei com toda a comunidade feirense. As vezes, acontecem os desencontros, sabemos que incomodamos, pelo fato de estar entusiasmado falando sobre isso, tem gente que se sente mal, que começo a dizer coisas sem sentido, mas digo, tenho a satisfação, como feirense, de contribuir positivamente para o sucesso desse aeroporto, tendo Feira de Santana em duas dimensões: antes e depois do aeroporto e vamos correr para o abraço.
Aeroporto estará apto após as reformas a receber aeronaves de grande porte
Sim, isso não acontece atualmente por conta da espessura da pista, mas, com essa alteração que será feita, com o recapeamento total da pista, estaremos aptos a receber aeronaves de 190 lugares e aviões de carga.
Quando
A previsão para que tudo isso aconteça é de 6 meses. Teremos outras surpresas que serão reveladas aos poucos. Estamos aguardando que até segunda (21) a publicação no Diário Oficial, após a publicação, já passarei para o novo administrador, responsável pela empresa que venceu a licitação, será passado também para o governador, SEINFRA (Secretaria de Infraestrutura) a certidão que eles tanto esperam, depois disso, mãos à obra.
O que será feito no saguão
Essa parte integra um projeto de ampliação a ser feito, pois tudo temos que fazer um projeto, encaminhar para a SEINFRA, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), assim, faremos aos poucos as modificações, algo que também será positivo, é que estamos trazendo uma empresa, que formará pilotos, em convênio com a UNIFAT, ou seja, as pessoas que tiverem interesse de voar comercialmente, podem ficar antenados, pois acredito que no início do próximo ano começaremos com estas aulas.
Estudo de viabilidade
Para se ter ideia, 40% das pessoas que vem do aeroporto de Salvador, passam por aqui, ou seja, temos no entorno de Feira de Santana cerca de 3 milhões de pessoas, será um processo tão grande que é difícil de avaliar, pois qualquer coisa que dissermos, o movimento será maior, ninguém precisará mais ir a Salvador para voar, vamos por obrigação.
Voos Internacionais
Estaremos preparados para tudo, por exemplo, no principal aeroporto do Rio de Janeiro, que recebe voos internacionais, a pista é de 1.400 metros, mas a nossa será até 1.800 metros, ou seja, maior ainda.
Mín. 17° Máx. 27°
Mín. 18° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 26°
Parcialmente nublado