Sábado, 19 de Julho de 2025
(75) 99168-0053
Política Eleições

Eleição do PT movimenta a política feirense

Resultado será divulgado às 21h deste domingo

06/07/2025 17h36 Atualizada há 1 semana
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Luiz Santos
Luiz Santos

Por Luiz Santos e Hely Beltrão

O Partido dos Trabalhadores (PT) realizou neste domingo (6), a etapa nacional do Processo de Eleições Diretas (PED), que escolherá os novos dirigentes do partido em todos os níveis — municipal, estadual e nacional — incluindo o próximo presidente nacional da legenda.

Em Feira de Santana, os candidatos a presidência do diretório municipal são: Adriano Costa, Hildete Farias, Judicael Botelho e Urânia Santa Bárbara. A eleição ocorre no Instituto de Educação em Tempo Integral Gastão Guimarães. Ao Conectado News, o secretário de organização municipal Vagner Carneiro Santos, deu maiores detalhes.

Foto: Luiz Santos

Mais: “Ninguém é maior do que o partido”, diz candidato à presidência do PT

Ivamberg retira candidatura e declara apoio a Adriano Costa para presidência do PT

A acirrada disputa pelo diretório do PT em Feira e as cicatrizes

"As eleições para os diretórios municipais do PT de todo o Brasil acontecem hoje, inclusive em Feira de Santana, as eleições começaram às 9, e antes disso já tinha bastante pessoas esperando para votar, filas intensas, muito filiados mobilizados, na reta final do processo, mais de mil filiados já votaram, a nossa expectativa é encerrar de forma tranquila e encerrar às 17h".

Foto: Luiz Santos

Como funciona a votação

"Todo filiado, através do voto direto está elegendo o presidente nacional e na chapa do diretório nacional, a mesma coisa com o diretório estadual e municipal, são seis votos no total. A eleição para o presidente é de forma direta, já o diretório, a composição da direção executiva do partido é proporcional, são várias chapas disputando, a divisão é proporcional de cada força política que está com sua chapa, ou seja, quanto mais votos esse grupo tiver, maior a sua quantidade de representação no diretório municipal, estadual e nacional. Para presidente, precisa ter 50% dos votos + 1, ou seja, se na eleição o candidato não atingir o percentual, ocorrerá o segundo turno, para o diretório, como é proporcional, é decidido em apenas um turno, e a divisão é feita de acordo com a proporção de votos de cada chapa". 

Para os candidatos que concorrem sob liminar judicial

"Todo esse processo é acompanhado e coordenado pela Executiva nacional, o diretório estadual e municipal não tem poder de opinar ou decidir sobre nada referente a isso. O diretório nacional está verificando as situações e em breve deve tomar alguma decisão sobre isso".

Vagner disse ainda que a previsão para divulgação do resultado é até às 21h deste domingo.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.