Quarta, 23 de Abril de 2025
(75) 99168-0053
Feira de Santana Governo José Ronaldo

Nos 100 primeiros dias de governo, secretários da saúde e educação comemoram marcas atingidas, mas ressaltam que ainda há muito a ser feito

Feira de Santana

10/04/2025 12h16 Atualizada há 1 semana
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Jorge Magalhães
Jorge Magalhães

Por Onildo Rodrigues e Hely Beltrão

Aconteceu na manhã desta quinta (10), a coletiva de imprensa para divulgação das ações realizadas nos primeiros 100 dias do governo José Ronaldo (UB). O prefeito destacou feitos na área do transporte, limpeza pública, saúde, entre outros. Ronaldo também comentou sobre o seu desempenho na pesquisa realizada pelo Instituto GEPE (Grupo de Estudo Pesquisa e Estatística) divulgada na sexta (4), onde o seu governo é bem avaliado pelos feirenses.

"Continuar trabalhando, evoluindo, produzindo, fazendo um governo compromissado com o povo de Feira de Santana, pesquisas são coisas de momento, cada dia está de um jeito. A baixa rejeição, 12% de ruim e péssimo é algo que nos estimula a continuar neste ritmo, para realizar o governo da cidade que é minha vida".

Ao Conectado News, o secretário Municipal de Saúde, Rodrigo Matos, destacou o fim da fila de exames, promessa de campanha do prefeito e a resolução dos atrasos de pagamento de salários e benefícios dos profissionais de saúde.

Secretário Municipal de Saúde, Rodrigo Matos - Foto: Onildo Rodrigues

"A avaliação é extremamente positiva, quando chegamos no governo, tínhamos uma problemática relacionada aos pagamentos terceirizados, o que dificultava muito o andamento da saúde, não existe saúde de qualidade com trabalhador insatisfeito, sem receber o que é seu de direito, a remuneração justa pelo seu trabalho, Por isso nesses 45 dias focados nisso, solucionamos a maior parte, ainda existem outros problemas a serem resolvidos nessa questão salarial e benefícios relacionados a empresas terceirizadas. A imprensa é um termômetro que verifica essa melhora, pois, eram várias queixas todos os dias com relação a isso e que agora diminuiu muito, existem coisas pontuais que estão sendo resolvidas. Nesses 100 dias, avançamos também com relação a fila de exames, onde o prefeito se comprometeu dentro desse período, zerar os exames da demanda reprimida de 2024, e com muita alegria, anunciamos que 100% dos cadastros foram feitos e agendados, existe um quantitativo de um pouco mais de 100 exames aguardando as pessoas levarem os documentos e de aproximadamente 500 exames com contatos inválidos ou não responderam, para esses casos, abriremos uma nova janela para as pessoas que não receberam esse contato, possam procurar a partir da próxima semana a Central de Regulação Municipal para saber por qual motivo o exame não foi agendado, atualizar o cadastro, para que possamos agendar".

Secretário de Educação e vice-prefeito, Pablo Roberto (PSDB)

O secretário Municipal de Educação e vice-prefeito, Pablo Roberto, destacou a retomada da construção de creches e a reforma de diversas unidades escolares no município.

Secretário Municipal de Educação e vice-prefeito, Pablo Roberto - Foto: Jorge Magalhães

"Estamos trabalhando em um projeto técnico para que nos próximos dias possamos anunciar a retomada da construção de três novas creches em três bairros importantes de Feira, tem educação chegando todos os dias, estamos trabalhando muito e acredito que a orientação dada pelo prefeito não apenas a Educação, mas a toda a equipe do governo, de trabalhar muito para o município tenha seus direitos assegurados, obras chegando e a infraestrutura necessária de uma grande cidade, pois Feira de Santana merece muito.

Segundo o secretário, 300 professores poderão ser empossados nos próximos meses.

"Fizemos um concurso para 100 vagas, com a possibilidade de convocar três vezes este número, ou seja, podemos chegar a 300, fizemos a posse semana passada de aproximadamente 190 e na próxima quarta (16) a 110 novos professores, porém, a determinação do prefeito é que tendo necessidade, estamos autorizados a adotar as providências para um novo concurso. Os 190 profissionais  empossados semana passada já estão sendo encaminhados para as escolas de forma imediata, na próxima semana, após a posse dos 100, estes também estarão em sala de aula".

Reforma e ampliação de escolas

"Reforma e manutenção neste momento, estamos fazendo em mais de 50 escolas, intervenção este ano em cerca de 70, há processos de reforma e adaptações todos os dias, estamos trabalhando, tivemos uma reunião importante entre a SOMA (Superintendência de Obras e Manutenção) e nossa equipe técnica, montando um grande processo de ampliação e intervenções mais estruturantes em aproximadamente 50 escolas, ou seja, temos investimentos significativos, melhorar a rede é uma orientação do prefeito, temos algumas escolas que foram construídas recentemente, porém, temos uma rede muito grande, são aproximadamente 220 escolas, onde ainda este ano serão feitas intervenções em 40, vamos trabalhar muito para que até o início do segundo semestre estes anúncios possam ser feitos".

A respeito das denúncias de superlotação do transporte escolar, Pablo disse que a questão já foi resolvida e que a empresa que presta o serviço se comprometeu a cumprir com as normas de segurança.

"Algumas mães reclamaram sobre isso, chamamos a empresa responsável pelo transporte nessa localidade, fizemos uma reunião na tarde da quarta (9), onde recebemos a denúncia, nossa determinação é que não ocorra de forma alguma superlotação, devemos respeitar as normas de segurança para transporte dos alunos, como determina a legislação e o contrato, advertimos a empresa, que se comprometeu, mas alegou que não ocorre isso, estamos acompanhando isso, toda pessoa que tenha qualquer tipo de observação a fazer, estamos inteiramente à disposição para ouvir e buscar corrigir de forma imediata".

"Questão superada", afirmou o secretário ao ser indagado sobre caso noticiado pelo Conectado News, a respeito de mãe atípica proibida de entrar em escola.

"Realizamos uma reunião semana passada com a família, diretor, vice, coordenador pedagógico, professores e com o advogado da família, que sentiu o seu direito violado no que diz respeito ao acesso à escola, não é uma prática da Secretaria Municipal de Educação e de nenhum gestor de escola proibir quem quer que seja de adentrar o espaço escolar, porém, tem que ser uma forma muito bem conversada, porque o espaço da sala de aula é sagrado, de aprender, onde o professor coordena de acordo com as suas habilidades, técnicas de educação. Acredito que esse fato foi superado, tivemos a oportunidade de conversar por mais de duas horas com todos que participaram daquela reunião, a direção da escola explicou o que aconteceu, a família teve a oportunidade de falar também, a orientação para todos os familiares é que a escola seja também um espaço da família, mas esse movimento, essa entrada na escola não pode causar transtorno a quem quer que seja, professor, direção, alunos, outras famílias, queremos continuar o diálogo, as pessoas sabem quem é matriculado na rede,que tem tem criança atípica, as escolas estão abertas para acolher e atender da melhor forma possível", concluiu".

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.