Sábado, 25 de Outubro de 2025
(75) 99168-0053
Bahia Roubo de cabos

Confira a lista de municípios baianos que receberão a Operação Gatonet na próxima semana

Distribuidora irá realizar ação em cidades que tem um alto número de empresas de telecomunicações irregulares

25/10/2025 10h12
Por: Mayara Naylanne
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nove municípios baianos receberão a Operação Gatonet a partir da próxima segunda-feira (27). A Neoenergia Coelba selecionou as cidades devido ao alto número de provedores de telefonia e internet que atuam irregularmente nos locais e que terão os seus cabos removidos. A ação acontece de maneira simultânea e visa diminuir a poluição visual, aumentar a segurança da população e reduzir os riscos de incêndios provocados por esses provedores.

Os municípios em que a Operação Gatonet será realizada são: Alagoinhas, Feira de Santana, Jacobina, Juazeiro, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Salvador, Santanópolis, Senhor do Bonfim.  

O gatonet são os provedores de telecomunicações que não seguem os padrões técnicos, não realizam as devidas manutenções nos seus equipamentos e não têm autorização para utilizar os postes da distribuidora. 

Além das ações em campo, a distribuidora lançou um portal de consulta pública que permite a população verificar se a operadora que presta o serviço de internet é regular. A Neoenergia Coelba recomenda que só contratem os provedores regulares, que estão disponíveis no link a seguir: https://www.neoenergia.com/web/bahia/provedores 

Os provedores de internet irregulares têm à disposição um canal exclusivo para que se regularizem e evitem que os seus cabos sejam retirados e o fornecimento de internet interrompido. A Neoenergia Coelba disponibiliza um canal de atendimento direto para as empresas. Através do e-mail atendimentousomutuo.coelba@neoenergia.com, as operadoras poderão tirar suas dúvidas e receber orientações sobre o assunto.   

A Neoenergia Coelba ressalta que o compartilhamento dos postes com as empresas de telefonia, internet e TV a cabo é determinado pelas Resoluções Conjuntas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional do Petróleo (ANP). De acordo com as Resoluções, as empresas que utilizam os postes precisam estar regularizadas, realizar as manutenções devidas em seus equipamentos e atender às normas técnicas e comerciais específicas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.