Sexta, 24 de Outubro de 2025
(75) 99168-0053
Feira de Santana Lei do Desmonte

Seminário na Terceira Ciretran orienta comerciantes sobre a nova Lei do Desmonte em Feira de Santana

Evento reúne grande público no auditório da Terceira Siretran para esclarecer regras e prazos de regularização de ferro-velhos e desmontes de veículos.

24/10/2025 09h50 Atualizada há 3 horas
Por: Mayara Naylanne Fonte: Conectado News
Foto: Luiz Santos
Foto: Luiz Santos

O auditório da Terceira Siretran, em Feira de Santana, ficou completamente lotado nesta sexta-feira (24) durante o seminário que orienta comerciantes sobre a nova Lei do Desmonte (Lei nº 12.977/2014). O evento, que acontece ao longo de todo o dia, reúne empresários do setor de ferro-velho e desmanche, além de autoridades e técnicos responsáveis pela fiscalização e credenciamento das empresas.

De acordo com o diretor da Terceira Ciretran, Joelton vieira, o seminário superou as expectativas e demonstra o interesse dos comerciantes em se regularizar.“Os comerciantes vieram em peso para entender a nova legislação. Isso é muito positivo para Feira de Santana e para toda a região”, afirmou.

Leia também: Operação mobiliza forças de segurança na Rua de Aurora, em Feira de Santana

Durante o encontro, os participantes estão recebendo orientações sobre como realizar o credenciamento, etiquetar e desmontar veículos de forma legal, além de esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do novo sistema de controle e fiscalização.“Estamos com representantes do setor de credenciamento e dos responsáveis pelos leilões do Estado da Bahia. Todos os pontos estão sendo explicados — desde o processo de desmontagem até o registro e rastreabilidade das peças”, destacou Joel.

Embora a lei seja de 2014, a sua aplicação efetiva está sendo implantada agora na Bahia, com base no modelo que já funciona em outros estados, como São Paulo.“Uma portaria será publicada definindo o prazo para regularização. A expectativa é que, em cerca de seis meses, todos os estabelecimentos estejam devidamente cadastrados e fiscalizados pela polícia”, explicou o diretor.

Conscientização e expansão do setor

Na última quinta-feira, foi realizada uma blitz de conscientização na Rua de Aurora — uma das áreas com maior concentração de ferros-velhos em Feira de Santana. No entanto, segundo Joel, o trabalho de fiscalização e orientação será ampliado para outros pontos da cidade, como o anel de contorno e bairros periféricos.

“O foco inicial foi a Rua de Aurora, mas todos os comerciantes que atuam nesse segmento precisarão se adequar à lei. A fiscalização será rigorosa e só quem estiver dentro das normas poderá continuar operando”, reforçou.

O diretor também destacou o surgimento de novas empresas interessadas em atuar de forma regular no setor.“É um novo nicho de mercado. Em Salvador, foram cadastradas 12 empresas em apenas um dia, e o movimento aqui em Feira mostra o mesmo interesse. Isso demonstra a boa-fé dos comerciantes locais em se regularizar”, concluiu Joel Tovieira.

O seminário segue até o fim da tarde, com participação de autoridades estaduais e representantes de órgãos de fiscalização e trânsito.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.