Por Luiz Santos, radialista e jornalista
Recentemente escrevemos sobre a lentidão da justiça que acaba se tornando injusta. Naquela oportunidade nos referimos à cassação do mandato de dois vereadores feirenses depois de praticamente 4 anos. Hoje fazemos referência a fato contrário, ou seja, à rapidez da justiça ao cassar o prefeito eleito no último dia 6 de outubro no município de Ruy Barbosa, região da Chapada Diamantina.
José Bonifácio Marques Dourado (MDB), não poderá ser diplomado tão pouco empossado, isso porque, segundo sentença do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) o prefeito eleito teve as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e pela Câmara Municipal referente ao exercício 2016. O prefeito foi acusado de desvios de verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
O TRE-BA também determinou a realização de novas eleições naquele município. Essa decisão do órgão colegiado merece elogios, especialmente por ser uma decisão tomada tão rapidamente, e deve ser seguida de perto por outros tribunais, pois decisões como esta conseguem expurgar centenas de políticos ruins do cenário nacional.
Que essa prática célere da justiça eleitoral da Bahia sirva para outras decisões da justiça brasileira. Em menos de 15 dias o TRE-BA conseguiu dar resolutividade em uma causa tão nobre.
Mín. 17° Máx. 26°
Mín. 17° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 25°
Tempo nublado