Quarta, 13 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Artigo Alexandre de Moraes

Eu não tenho medo de Alexandre de Moraes

O bom jornalismo não tem lado, deve ser pautado pela verdade, e só ela nos interessa.

09/08/2025 10h07
Por: Mayara Naylanne
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Esta semana o fotógrafo Alex Silva do Jornal Estado de São Paulo, que fotografou o ministro Alexandre de Moraes ,fazendo gestos obscenos,dando o dedo, foi demitido do veículo de comunicação. A foto foi registrada durante a partida de futebol entre Corinthians e Palmeiras, e muitos atribuem a demissão à fotografia retirada de Moraes.

Em alusão ao fato um internauta questionou a este que vos escreve argumentando que estamos vivendo uma ditadura no Brasil e que as próximas vítimas, disse o internauta, “seriam os jornalistas que, dentro em breve, serão penalizados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes”. O internauta não quis citar quais seriam as possíveis penalidades.

Fato é que as últimas decisões tomadas pelo ministro Alexandre de Moraes prendendo uns, colocando tornozeleiras eletrônicas em outros, deixando gente de ‘orelhas em pé’, tem conquistado admiradores e inimigos ao mesmo tempo. Moraes, assim como o ex-ministro do STF Joaquim Barbosa e o ex-juiz Sérgio Moro, tem ganhado holofotes e consequentemente ônus e bônus.

Confesso que eu e centenas de profissionais sérios que fazem a imprensa neste Brasil, não tememos as decisões judiciais do senhor ministro Alexandre de Moraes. Isso porque não temos nada a temer e não devemos nada à Justiça brasileira, pois aqueles e aquelas jornalistas, radialistas, enfim, que seguem as leis e o bom manual do jornalismo não tememos nada, nem a ninguém.

A famosa ‘liberdade de expressão’ clamada e aclamada por muitos nos últimos tempos, tem sido respeitada para os profissionais da comunicação mais antigos que viveram os chamados ‘anos de chumbo’. Período em que tudo que era escrito, falado, cantando [...] tinha que passar antes por análise prévia dos “homens da censura”.

Hoje em dia, vivendo a Democracia, isso não mais acontece. Somos ‘livres’ para falar, escrever [..] sempre respeitando as leis brasileiras e, consequentemente, caso cometamos falhas, erros no jornalismo somos chamados a responder na Justiça, como sempre aconteceu. Jornalista nenhum precisa temer ao ministro Alexandre de Moraes, até porque o nosso papel é falar a verdade, sem olhar questões sociais, políticas, econômicas...

O bom jornalismo não tem lado, deve ser pautado pela verdade, e só ela nos interessa. Embora saibamos que às vezes falar a verdade pode custar caro, inclusive a vida, como muitos colegas já perderam as suas, especialmente por reportar fraudes e denunciar crimes. As decisões de Moraes não nos afeta como profissionais, quem deve temer o Moraes e suas decisões são aqueles e aquelas que andam errados.

Por fim, lamento a decisão do jornal em ter demitido o profissional Alex Silva. Embora o jornal tenha dito que ‘a demissão do profissional não está relacionada à fotografia’, ficou feio. Entendemos que não era o momento apropriado para tal atitude, e continuamos a afirmar que não temos que ter medo de Alexandre de Moraes nem de ninguém, devemos sim continuar andando dentro da lei e fazendo o nosso papel de informar, com seriedade, ética e respeito.

Por: Luiz Santos 

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Jeovan Há 3 dias Feira de SantanaMuito bom seu comentário. Esperamos que o Brasil volte a normalidade
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.