Segunda, 18 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Feira de Santana Trabalho

Especialista em segurança do trabalho alerta sobre os riscos no ambiente laboral

Ex-coordenadora do SAMU, Maiza Macedo

18/08/2025 15h22
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Onildo Rodrigues
Onildo Rodrigues

Por Luiz Santos e Hely Beltrão

Segundo informações do Observatório de Segurança do Trabalho, em 2023, foram registradas no Brasil mais de 600 mil acidentes de trabalho, média de um acidente a cada 51 segundos. Baseado nessa estatística, a especialista em segurança do trabalho e ex-coordenadora do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) Feira, Maiza Macedo, lançou o Projeto Emergência com Ela, baseado em suas experiências e vivências na área de saúde. Em entrevista ao Programa Levante a Voz da Rádio Sociedade News, Maiza deu maiores detalhes. 

"O projeto Emergência com Ela possui três pilares e duas transversais, um direcionado aos profissionais de saúde, sabemos que existem muitas fragilidades do sistema de saúde, seja na atenção primária, média e alta complexidade, quantas vezes o paciente precisa de algo e tem muita dificuldade para conseguir? Esse projeto no primeiro bloco, possui uma capacitação direcionada aos profissionais de saúde, no dia 30 de agosto, faremos um curso no HUB em Feira de Santana onde a trabalharemos os temas de emergência, eletrocardiograma, arritmia cardíaca, infarto agudo do miocárdio, choque sistêmico e edema agudo de pulmão. O primeiro bloco já foi feito em Salvador, Feira de Santana e outras cidades, no segundo bloco, contempla os trabalhadores das empresas, fábricas e indústrias, onde a nossa equipe faz uma visita, mapeia o risco do local, as vulnerabilidades e monta um curso em cima daquela realidade, trazendo quais são os fatores de risco, onde tentamos neutralizá-los, falando sobre a importância do EPI (Equipamento de Proteção Individual), porque nós profissionais de saúde, em nosso primeiro ano de formação, trabalhamos com mais cuidado e atenção, no segundo ano, criamos mais musculatura, no terceiro pensamos já saber de tudo, no quarto ano em diante entramos na zona de conforto, aumentando o número de acidentes no ambiente de trabalho, mas devemos ter esse cuidado, ver quais são os EPI’s necessários àquele ambiente, os EPC’s, (Equipamentos de Proteção Coletiva), mostrando também que muitos acidentes são evitáveis, estudos apontam que mais de 85% dos acidentes acontecem por falha humana, por isso é muito importante esse momento nas empresas, indústrias e fábricas para se trabalhar. Na próxima quarta (20), estaremos na MP Radiadores".

Acidentes de trabalho

"Entre 2023 e 2024, foram 2.888 relacionados ao trabalho, a MP Radiadores pensando no bem estar dos seus profissionais e na qualidade do ambiente de trabalho nos convidou para fazer essa qualificação no processo de trabalho, tanto na organização da estrutura, como no processo de trabalho, na quarta (20) teremos o primeiro momento com a equipe, já realizamos as visitas, levantamos os riscos e trabalhar os primeiros socorros a partir de algum acidente que aconteça, o que fazer até esse trabalhador ser transferido? Por que a depender do acidente, a pessoa pode perder um volume de sangue muito grande, ou seja, é muito importante que o profissional entenda que cada dia é um novo dia".

Responsabilidade trajeto casa -trabalho- trabalho - casa

"Quando o trabalhador sai de casa direto para o local de trabalho, é considerado acidente de trabalho, mas, se ele sai de casa, passa no supermercado ou no posto para abastecer, desviou o caminho, não é considerado acidente de trajeto, no retorno a mesma coisa, caso se desvie do caminho de casa, deixa de ser acidente de trabalho".

Cuidados com o uso de EPI

Segundo as estatísticas, temos os acidentes de trabalho leves, de média gravidade, graves e o óbito, é muito importante que a família e o trabalhador saibam desses riscos que podem acontecer e que estejam seguindo a sua função conforme o que é correto, pois, a empresa além de entregar o EPI, deve treinar, supervisionar, cobrar e acompanhar seu uso. 

Locais de trabalho onde mais ocorrem acidentes

"Construção civil, acidente de trajeto e grandes indústrias, em maquinários pesados, tratores que não tem aquela cobertura, onde estudos apontando que não deveriam ser mais produzidos, pois quando virá, a vítima morre esmagada".

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.