Por Luiz Santos, radialista e jornalista
Recentemente publicamos neste espaço, que políticos são todos iguais, especialmente quando o assunto é de seu interesse pessoal. No artigo, a referência foi sobre o cantor de pagode e político Igor Kanário. Hoje, volto a afirmar que são todos iguais quando o assunto é pesquisa eleitoral.
Esta semana, foram divulgadas duas pesquisas eleitorais com o objetivo de medir a intenção do voto do eleitor feirense. Na primeira realizada por uma empresa aberta, há pouco mais de trinta dias no município de Conceição do Jacuípe, onde o candidato José Ronaldo (UB) apareceu com larga vantagem à frente do seu oponente Zé Neto (PT). Os ronaldistas comemoraram os resultados e até fogos de artifício tocaram. Enquanto isso, o grupo liderado pelo candidato Zé Neto procurou desqualificar a pesquisa, contestando os números e os métodos adotados pela empresa pesquisadora.
Já na terça (17), uma outra pesquisa eleitoral, feita pelo Instituto IPM encomendada pela Rádio Andaiá FM de Santo Antônio de Jesus, o grupo liderado por José Ronaldo chegou a entrar na Justiça pedindo a proibição da divulgação da pesquisa. Alegavam os ronaldistas "inconsistência" em um dos quesitos, pois perguntava ao eleitor(a) se "votaria em um candidato apoiado por Colbert, Bolsonaro e ACM Neto?"
Assim, os ronaldistas se sentiram magoados e ofendidos e entraram na Justiça. No primeiro momento ganharam e foi proibida a divulgação, tendo o Instituto IPM recorrido da decisão Judicial conseguindo o direito de divulgação.
Detalhe, a pesquisa mostrou uma vantagem do candidato Zé Neto contra seu adversário, Zé Ronaldo. Foi isso que deixou os apoiadores de Zé Ronaldo chateados, esguelando-se, batendo na mesa e afirmando que "a pesquisa é mentirosa, viciada e não reflete a realidade das ruas". Por isso volto a repetir, políticos são todos iguais quando o assunto é de seu interesse. Quando estão na parte de cima da tabela, aplaudem, porém, quando estão na parte de baixo, fazem de tudo para desmoralizar outrem.
Todas as pesquisas eleitorais que forem realizadas/divulgadas, se estiverem registradas e julgarmos que merecem divulgação, o Conectado News (CN) irá divulgar. Não adianta monitoramento de quem quer que seja, especialmente com o objetivo de censurar este veículo de comunicação ou seus comunicadores, indistintamente. Fazemos jornalismo e não publicidade do interesse de alguém.
Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 26°
ChuvaMín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsas