Considerando o momento no qual a população do Rio Grande do Sul, e por solidariedade o resto do Brasil, sofre com a tragédia que assola aquele estado da Federação, com mais de cem mortos, dezenas de desaparecidos, milhares de desabrigados e milhões de afetados de uma maneira ou de outra, todos nós, brasileiros, ou não, estamos sofrendo e sendo afetados de alguma forma. Assim, não parece o momento adequado para procurar culpado ou culpados, por tudo isso.
Apesar de tudo, infelizmente em momentos como esse, existem pessoas, diria, no mínimo insensatas, que procuram culpar alguém. Chegam a afirmar que é “castigo de Deus” devido à orientação sexual do governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB). Outras pessoas, dizem que foi “devido ao show da cantora americana Madona” no Rio de Janeiro... A humanidade é assim: procura sempre um culpado para qualquer situação.
Nesse momento de tragédia não é possível ficar apontando quem está errado, tampouco culpado. É momento, sim, para servir como lição, ou como dizem os mais velhos “quando o vizinho sofre, devemos colocar nossas barbas de molho”, ou seja, deve-se ficar em alerta.
Ainda assim, é possível inferir quê o que está acontecendo no Rio Grande do Sul tem muito do descaso dos governantes ao longo de anos ou décadas. Com o passar dos tempos, lagos, lagoas, rios, mangues [...] foram sendo soterrados, construções - de pequenas casas ou mansões -, foram sendo realizadas e as autoridades, concomitantemente, foram fechando os olhos em nome do dito progresso: desordenado, ganancioso, desenfreado.
Recentemente, a cidade de Feira de Santana passou por um susto ao viver situações em que ruas, avenidas, estradas e até condomínios, considerados de alto poder aquisitivo, serem inundados pelas águas das chuvas. Isso mostra que a situação vivida atualmente pelos gaúchos pode acontecer em muitos outros estados e cidades do Brasil, em especial, devido o crescimento desordenado e a falta de fiscalização das autoridades que, em muitos casos, são permissivas.
Relembre: Fortes chuvas causam alagamentos, destroem imóveis em Feira, veja imagens
Decretada Situação de Emergência por conta das chuvas em Feira
"As construtoras tinham conhecimento do problema e não fizeram nada para resolver a situação"
Filme repetido: mais uma vez, chuvas causam prejuízos e transtornos em Feira de Santana
Por fim, a tragédia enfrentada, mais uma vez, pelo povo daquele estado deve servir, repito, como alerta ao povo brasileiro de modo geral. É preciso que cada um de nós possamos ter mais cuidados com o meio ambiente; que possamos ser mais conscientes para com a natureza. E não fiquemos procurando culpado(s) e/ou praticando crime por culpar o governador Eduardo Leite pelo que quer que seja. Não neste momento. Que sejamos mais tolerantes e mais cuidadosos com a natureza. E que o povo gaúcho continue sendo resiliente.
Por Luiz Santos, Radialista e Jornalista
Mín. 18° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 25°
Chuvas esparsas