Sábado, 02 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Artigo Artigo

Bastidores da política feirense: a escolha pela vaga de vice e um forasteiro

Por Luiz Santos

29/11/2023 10h58 Atualizada há 2 anos
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Secom PMFS
Secom PMFS

Os principais nomes que concorrerão à vaga no Paço Municipal de Feira de Santana em 2024, isso todos já conhecem. Pablo Roberto (PSDB), Zé Neto (PT) e Zé Ronaldo (UB), sic, estarão se enfrentando nas urnas em 6 de outubro vindouro. Porém, a vaga de vice-prefeito das três pré-candidaturas tem sido considerada a cereja do bolo, cargo que até pouco não tinha tanta relevância e que agora tem ganhado notoriedade e pode contribuir diretamente para a vitória de qualquer um dos pré-candidatos citados.

Nomes para essas vagas têm sido garimpados como ouro em mina. A atual presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, vereadora Eremita Mota (PSDB), não esconde o desejo e pode pintar como vice de Zé Neto. Já na chapa de Zé Ronaldo surgiu um nome novo, ainda que não seja filiado a nenhum partido político no momento. Trata-se da presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, a senhorita Gilberte Lucas, pessoa experiente, administrativamente falando, e de bom trânsito nos bastidores da política. Gilberte vem sendo sondada e incentivada por um grupo de pessoas no sentido de que a mesma seja a candidata vice na chapa ronaldista.

Foto: Andrews Pedra Branca

O Conectado News (CN) procurou Gilberte Lucas para saber do seu interesse no assunto e se já houve alguma conversa neste sentido com o grupo do ex-prefeito, no entanto, Lucas preferiu não comentar essa possibilidade. Uma fonte ouvida pelo CN demonstrou muito otimismo com o nome da provável pré-candidata e disse tratar-se de “reconhecimento aos serviços prestados e uma valorização às mulheres”.

Um intrujão, um estranho no ninho

Camara dos Deputados

Forasteiro, intrujão, penetra, carta fora do baralho. Assim está sendo classificado o deputado federal pela Bahia, Alden José Lázaro da Silva, mais conhecido como Capitão Alden (PL), que, segundo dizem, recebeu “carta branca” do presidente nacional do seu partido, Waldemar da Costa Neto e do ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro do mesmo partido, para que o desconhecido deputado possa disputar o Paço Municipal Maria Quitéria em 2024. 

Segundo informações colhidas, o aval dos “caciques” do PL ao deputado Alden não soou bem no grupo do ex-prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo. Em entrevista ao Conectado News, o líder do governo na Câmara Municipal de Feira de Santana, José Carneiro Rocha (MDB), já deu o recado “Feira de Santana não é casa de mãe Joana”.

Essa ideia da cúpula nacional do PL parece esdrúxula, uma imposição gigantesca, um desrespeito com o eleitorado feirense e com o próprio Zé Ronaldo que em 2018 e 2022 declarou apoio a Bolsonaro. Já escrevemos neste espaço que Feira de Santana não é São Paulo, que Bolsonaro e Cia. empurram e elegeram Tarcísio Freitas, ainda que o próprio Tarcísio não soubesse nem o local que iria votar.

É compreensível que as lideranças políticas locais não devam aceitar essas imposições. E, se o desconhecido deputado federal capitão Alden quiser disputar a prefeitura de Feira um dia deve entrar na fila e seguir os pré-requisitos estabelecidos. Comprovar domicílio eleitoral em Feira de Santana e trabalhar muito pela Princesa do Sertão são alguns desses requisitos. Após isso, sendo da vontade dos “caciques” e do eleitorado, poderia habilitar-se a uma vaga ao executivo municipal. 

Quanto aos nomes das mulheres colocados no páreo para vice, essas já mostraram que são capazes de exercer com maestria quaisquer cargos.

Por Luiz Santos, Radialista e Jornalista

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.