Por Luiz Santos e Hely Beltrão
Já relatamos neste espaço os mais variados tipos de golpes, onde os criminosos se especializam cada vez mais para enganar as pessoas, principalmente as mais vulneráveis. Uma ouvinte do Programa Levante a Voz, que preferiu não se identificar, relatou ter sofrido uma tentativa de estelionato através do golpe do falso advogado, onde uma pessoa ligou para ela se passando por seu advogado, em um processo no qual ela é parte. Ao Conectado News, a ouvinte conta como tudo aconteceu.
Relembre: Polícia Civil da Bahia alerta para o golpe da facção
Homem é preso suspeito de se passar por vidente para cometer crimes
Três pessoas são presas em Serrinha por suspeita de participar de esquema de golpes contra idosos
Casal é preso em Feira por suspeita de aplicar golpes da falsa cirurgia
"Estou muito preocupada com o povo de Feira, principalmente os aposentados.Tenho uma causa na Justiça referente ao PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), uma pessoa me ligou na sexta (12), o Whatsapp tinha a foto do meu advogado, os meus processos para eu ver, se passando por ele, dizendo que ganhei a questão e pedindo que enviasse a foto do meu cartão do banco frente e verso, para depositar o meu dinheiro. Fui levando na conversa, onde eu disse: é mesmo? Que bom! Como faço para receber? Qual o valor dos seus honorários? Tempos depois, entendi tratar-se de um golpe. Nisso, fui levando na conversa, quando ele entendeu que eu já tinha percebido tratar-se de um golpe, me esculhambou, proferiu diversos xingamentos e disse: “Passa logo esse negócio, não está vendo que é golpe? É por isso que baiano caí todo dia, de todos os estados, quem mais cai é o baiano, por que é burro, otário”. Respondi: “otário é você, por que sou baiana, e não caí em sua lábia, vagabundo, pilantra, ladrão,só vive na mira da polícia”. Ele continuou: “Somos uma quadrilha, por isso que todo dia um baiano cai”. Respondi: Gosto de quadrilha, mas a junina”. Esta situação me deixou muito preocupada, eles pedem Pix se passando por parentes, possuem todos os dados da pessoa, não entendo como estes criminosos chegam à pessoa com tanta veracidade", disse.
Ao Conectado News, a presidente da OAB subseção Feira de Santana, Lorena Peixoto detalhou como acontece o golpe, como as pessoas podem se proteger e o papel da imprensa no combate a este tipo de estelionato.
"O golpe do falso advogado consiste na prática de estelionato qualificado, que atinge muitas vezes, pessoas vulneráveis, criminosos se passam pelo verdadeiro advogado, após uma busca minuciosa de processos judiciais, que em sua maioria são públicos, colhendo informações a respeito do número do processo, nome da parte, CPF, sendo o alvo principal, aqueles processos que estão na iminência do pagamento de algum valor. Os criminosos entram em contato com o cliente, que muitas vezes encontra-se fragilizado, ansioso com o resultado processual, alegando que para ser feita a liberação de algum valor, pedem que faça um depósito via PIX para uma conta que eles indicam, sob o argumento de que, com esse valor pago, haverá a liberação do crédito no processo. O que pedimos e orientamos, é que as pessoas tenham atenção, desconfiem ao receber mensagens de números desconhecidos, contato que por muitas vezes é feito de maneira muito formal, diferente do contato que seu advogado costumeiramente tem com o cliente, então, quando receber uma ligação de um número que não está armazenado em seus contatos, entre em contato com o seu advogado através do número que normalmente conversam, caso o seu advogado tenha um escritório físico, vá até o local, questione a autenticidade desta informação e esteja sempre em alerta. Caso você tenha recebido uma mensagem dessas, registre o Boletim de Ocorrência, independente de ter caído ou não no golpe, registrando o número do qual você está recebendo mensagens, anexar os prints daquela conversa, entrar também em contato com amigos, vizinhos, alertando-os sobre a existência desse crime. Também é importante que a imprensa divulgue a informação, pois sociedade informada é sociedade protegida, que sabe dos seus direitos, como e quando agir diante de uma violação ou ameaça. A OAB, não só a subseção Feira ou Bahia, mas a nacional, estão empenhadas em publicizar, não só através de cartilhas, trazendo não só as definições do tipo de crime, mas também como os criminosos costumam agir, para que munidos desta informação, não sejamos vítimas do golpe do falso advogado", concluiu.
Mín. 18° Máx. 31°
Mín. 18° Máx. 32°
Tempo limpoMín. 18° Máx. 30°
Tempo nublado