Circula em um grupo do aplicativo Whatsapp um áudio com print de extrato bancário em nome do edil Luiz Augusto de Jesus (Lulinha) do União Brasil. No áudio um cidadão desafia Lulinha e pede que o vereador o interpele judicialmente, pois assim este vai mostrar que o vereador pratica a chamada rachadinha no Legislativo feirense. Ou seja, que Lulinha divide com os assessores os salários que estes recebem pelos serviços prestados.
“Rachadinha”, a título de informação, é o nome popular dado para “desvio de salário de assessor”. Na prática, trata-se de uma transferência de parte ou de todo salário do servidor para o parlamentar ou secretários a partir de um acordo anteriormente estabelecido. Dizem que essa prática criminosa “é comum em praticamente todos os parlamentos brasileiro”, seja nos municípios, nas assembleias legislativas e até na Câmara Federal. Que o diga, sic, a família Bolsonaro.
Mesmo diante das denúncias do “ouvi dizer”, essa não é a primeira vez que se ouve falar que alguns vereadores feirenses, do passado e do presente, praticam tal crime. As denúncias feitas ao longo dos anos não conseguiram provar nada, ficaram sempre no “disse me disse” e nos corredores do parlamento, nos bastidores da política. Porém, o áudio e o print de agora parecem revelar algo muito sério e que precisa urgentemente ser apurado. Como dito no ordenamento jurídico brasileiro “a quem acusa cabe o ônus da prova”, assim, esse cidadão terá que provar que o vereador “acusado” praticou tal ilícito.
MUDANDO O FOCO
Ainda sobre o vereador Lulinha cabe destacar que mais uma vez este edil e seu colega da Casa Legislativa, vereador Jurandir Carvalho se desentenderam no distrito Governador João Durval (Ipuaçu). Não é de agora que os dois andam se estranhando, principalmente por espaço político. Infelizmente a tendência é piorar, se considerar que se aproxima mais um período eleitoral.
Quanto a briga (as brigas) entre os dois edis essas não contribuem em nada para o desenvolvimento de Feira de Santana, muito menos para o distrito em questão. Ipuaçu e seu povo merecem outras discussões que possam contribuir para o crescimento daquela localidade e, consequentemente, do município de Feira de Santana.
VOLTANDO A ACUSAÇÃO
Destaca-se, por fim, que a acusação feita pelo cidadão contra o vereador Lulinha merece atenção de todos. Em especial do Ministério Público Estadual (MPE), como forma do estabelecimento da verdade e para que as medidas cabíveis sejam adotadas, contra quem der causa.
Por Luiz Santos, radialista e Jornalista
Mín. 17° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 24°
Chuvas esparsas