De acordo com a sabedoria popular, "a cavalo dado não se olha os dentes" ou "quem puxa aos seus não degenera". O ministro das comunicações do Governo Lula, Jucelino Filho, criador e amante de cavalos de raça, segundo apurado, utilizou aviões da Força Área Brasileira (FAB) para participar de evento em São Paulo voltado para criadores deste tipo de animal sendo que o referido evento nada tivesse a ver com a pasta que o ministro comanda.
Ostentando com dinheiro público, ou melhor, com dinheiro do contribuinte, o ministro foi a evento que além de não ter nada a ver com sua pasta, não contribuirá em nada com nós, povo brasileiro. Além de usar indevidamente o avião da FAB Jucelino Filho recebeu diárias referentes ao deslocamento de Brasília até o local do passeio para ver cavalos. Cometeu o ministro, salvo melhor juízo, afronta ao povo brasileiro que trabalha duramente horas, dias meses e anos e não consegue ganhar durante décadas o que ele ganha em um mês e que poderia e pode gastar do seu próprio bolso.
Embora legalmente seja garantido a todos "direito a ampla defesa", um caso explícito como este não deveria ter explicação, no mínimo o ministro já deveria ter sido exonerado do cargo. Não tem justificativa. É como diz outro ditado popular "é batom na cueca", ou seja, está na cara que o ministro tem culpa no cartório.
Vale lembrar que o ministro das Comunicações não está sozinho. Sua colega de partido e Ministra do Turismo, Daniela Carneiro, ambos do União Brasil, ainda não conseguiu se explicar diante das denúncias de lavagem de dinheiro, rachadinha, milícia, etc. As denúncias envolvendo estes dois ministros do mesmo partido mostram que o governo Lula tem que puxar o freio de mão e desembarcar estas duas peças as quais têm contribuído, de forma negativa, para a imagem do seu governo.
Chegando ao fim, resta lembrar o primeiro dito popular citado, para dizer que, neste caso do Ministro das Comunicações, tem-se que olhar atentamente para os "dentes desse cavalo". Do contrário, o povo brasileiro pode ser devorado pelos "cavalos de Tróia" da corrupção e da desonestidade.
Por Luiz Santos, jornalista e radialista
Mín. 17° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 24°
Chuvas esparsas